Romero propõe no Congresso a instalação de uma siderúrgica em Campina Grande

Publicado em segunda-feira, maio 23, 2011 ·

romero_new2O deputado federal Romero Rodrigues está propondo no Congresso Nacional que seja construída uma siderúrgica em Campina Grande, cidade que polariza mais de 45 municípios da Paraíba, e está localizada no entroncamento de vários Estados do Nordeste. Siderurgia é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento do aço. A metalurgia é o conjunto de técnicas que o homem desenvolveu com o decorrer do tempo que lhe permitiu extrair e manipular metais e gerar ligas metálicas.

Descobriram jazidas de minério de ferro em São Mamede duas vezes maior que a de Jucurutu-RN, divisa com a Paraíba, esse minério todo irá passar de trem por Campina Grande, indo para Suape. Com a implantação da siderúrgica serão gerados mais de 3 mil empregos diretos e outros indiretos e a possibilidade de uma indústria metal-mecânica diversificada. A Fiat será implantada em Pernambuco, mas alguns componentes poderiam ser fabricados na Paraíba, inclusive para o estaleiro de navios que está sendo construído no vizinho Estado. Já há o ramal de linha férrea a ser reformado

Destacou que Campina Grande e a Paraíba como um todo dispõe de mão-de-obra qualificada nesse sentido. Campina necessita de investimentos, e é preciso promover essa atração. Em 10 anos deverá ser dobrado o PIB, e atingir 7 bi de Produto Interno Bruto, diversificar a economia e induzir drasticamente a inventividade, empregabilidade

Conforme a imprensa duas multinacionais estão investindo em pesquisa para a extração de minérios no Sertão e Cariri paraibano. Só nas jazidas da região de Cajazeiras e Nova Olinda, a Brasil Nordeste Mineração S.A. estima-se que existam 300 milhões de toneladas de minério de ferro. Em Juazeirinho, as atividades devem ser iniciadas em seis meses. Os investimentos em pesquisa são da ordem de R$ 12 milhões e cada unidade deve custar em torno de U$S 20 milhões. Já a Mining Ventures Brasil Pesquisa e Mineração Ltda, que possui um escritório em Cajazeiras, desde maio, deve começar a extrair minérios de ferro em pelo menos dois anos.

A produção já tem mercado para a China, Estados Unidos, Europa e alguns estados brasileiros. No caso do ferro o mineral oriundo da Paraíba tem um dos melhores teores de pureza do país.

Toda região do Cariri é muito rica em minerais, possui uma quantidade alta, mas ainda é muito pobre na tecnologia de extração, no beneficiamento e aproveitamento. Segundo ele, os produtos devem ser exportados para a China, Estados Unidos e Europa.

Quase oito mil garimpeiros atuam na mesorregião do Seridó, Junco Várzea, Pedra Lavrada, Nova Palmeira e Frei Martinho.

Assessoria de imprensa do deputado Romero Rodrigues para o focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627