Romero destina verba para a construção do açude Covão em Campina Grande

Publicado em segunda-feira, junho 13, 2011 ·

LocalO deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB) vai indicar recursos financeiros, através de emenda parlamentar, para a construção do açude do Covão, projeto integrante do Multilagos, em Campina Grande. O deputado esteve em companhia do diretor do DNOCS, Renato Roberto Fernandes de Avelar; do secretário executivo da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, Fábio Medeiros; do agropecuarista Antonio Hermano de Oliveira; e do agricultor José Joaquim Pedro Filho, visitando a área destinada para a construção do açude.

O diretor do DNOCS, Renato Roberto Fernandes de Avelar, recebeu a orientação do Ministério da Integração Nacional, para fazer o levantamento do projeto e desenvolver gestões no sentido de iniciar a obra. A presença do DNOCS é resultado de requerimento de Romero Rodrigues, na Câmara dos Deputados. Agora o dirigente do DNOCS vai organizar a documentação e encaminhar para o DNOCS estadual que remeterá as informações à Brasília. Ele se mostrou bastante favorável ao empreendimento e disse que a obra é muito necessária e importante para Campina Grande e região, no sentido de conter cheias na cidade, projetos de irrigação, piscicultura, turismo e outras ações no município. Serão represados cerca de 4 milhões de metros cúbicos de água.

Segundo Romero a comunidade do Covão localizada na periferia rural do município de Campina Grande sofre em demasia com as adversidades climáticas, uma vez que durante o inverno toda a comunidade é inundada em virtude das constantes cheias fazendo-se imprescindível que sejam realizados estudos para construção do Açude do Covão, acabando assim com as enchentes, bem como promover um melhor aproveitamento dessas águas, permitindo um aumento da garantia da oferta de água para toda comunidade.

Com a construção do açude Covão se acabam em definitivo as cheias que provocam problemas significativos nos sistemas hídricos, ao mesmo tempo em que podem ter importantes impactos sociais e econômicos na região inundada. A minimização desses efeitos pode ser conseguida através de medidas estruturais, pela construção de infra-estruturas de controle de cheias como açudes e barragens, que estão sujeitas a acidentes com impactos mais ou menos consideráveis.

Os prejuízos resultantes de um acidente ou incidente com uma enchente, embora com uma probabilidade de ocorrência diminuta, podem ser bastante elevados, havendo a considerar prejuízos diretos e indiretos. Os prejuízos diretos são os de mais fácil avaliação, partindo do pressuposto, um tanto materialista, de que é possível quantificar o custo de vidas humanas. Mas além destes, há que não esquecer os prejuízos indiretos causados pela rotura do sistema estabelecido, que pode demorar meses ou anos a normalizar.

Rodrigues acentua que, para amenizar a questão da água na comunidade do Covão com a construção do açude, além de abastecer a região próxima ao açude, também poderão ser desenvolvidos projetos de piscicultura e irrigação de áreas agrícolas, levando mais benefícios à população local. Será oferecida uma maior garantia para o fornecimento de água aos diversos usos da comunidade, com o objetivo de levar água deste reservatório estratégico para suprir perímetros de irrigação, o que espero que ocorra com o Açude do Covão.

“O turismo na comunidade do Covão, também, terá sua importância. Será desenvolvido um conjunto de atividades turísticas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio natural da comunidade. É o turismo interno das classes economicamente menos favorecidas, constituindo-se num traço de união entre os meios sociais. O potencial ecológico de vocação turística da região será utilizado como fator de desenvolvimento econômico, além de preservar e valorizar o meio ambiente e os recursos naturais”, ressaltou o parlamentar que quer o apoio de todos os segmentos governamentais para a concretização do empreendimento.

Assessoria de imprensa do deputado Romero Rodrigues para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627