Romaria celebra 20 anos de peregrinação pelo Rio São Francisco

Publicado em quinta-feira, novembro 14, 2013 ·

Foto:CáritasEm outubro de 1993, chegava ao fim uma peregrinação que começou um ano antes na nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas, na Serra da Canastra (MG), até a foz Piaçabuçu (AL). Eram o Frei Luiz Cappio, o sociólogo Adriano Martins, o lavrador Orlando Araújo e a irmã Conceição Menezes. A caminhada foi um marco em defesa do rio São Francisco e contribuiu para conscientizar a população ribeirinha sobre os problemas ambientais e sociais da região e da Bacia. 20 anos depois uma celebração está programada para comemorar o acontecimento.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Neste dia 15 de novembro será realizada uma romaria na foz do rio em Penedo e Piaçabuçu para celebrar o término da caminhada do bispo e dos três peregrinos. A programação começas às 9 horas da manhã na Praça da Igreja Nossa Senhora da Corrente e se estende até às 13 horas, quando os romeiros seguem até Piaçabuçu, de onde partem em barcos para a bênção da foz do Velho Chico.

Ações em defesa do São Francisco também acontecem dia 14 às 16 horas, no município de Floresta (PE), onde acontecerá a bênção da Adutora do Pajeú, que leva água do Rio São Francisco até Serra Talhada, beneficiando mais de 80 mil pessoas. O ato é uma crítica à transposição e apoio às obras de pequeno e médio porte propostas pela Agência Nacional de Águas, que realmente atendem às necessidades da população do semi-árido.

A iniciativa é da Articulação São Francisco Vivo e conta com o apoio de movimentos populares, organizações sociais e pastorais das Dioceses de Floresta (PE), Penedo (AL) e Propiá (SE), além da Universidade Federal de Alagoas. A expectativa é de reunir cerca de 1200 pessoas de todas as regiões da Bacia. Além da comemoração dos 20 anos da peregrinação, a Romaria à Foz também vai cobrar uma revitalização autêntica da Bacia e expor os atuais problemas socioambientais, como a transposição, o aumento da mineração e dos projetos de energia, além da expansão do agronegócio.

Fonte: Adital

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627