Reuniões da ONGIFA buscam acompanhar de perto o Poder Legislativo de Solânea-PB

Publicado em quinta-feira, dezembro 20, 2012 ·

 

Aconteceu na terça-feira (18) na sede da ONGIFA (Organização não governamental de Integração da Família), uma reunião com estudantes e representantes de ONG’s da cidade de Solânea-PB, tendo o objetivo de acompanhar o Poder Legislativo (vereadores) e sugerir melhoras para a população em geral.[bb]

A ONGIFA é uma ONG (organização não governamental) que funciona em Solânea desde os anos 90 e que partiu de problemas sociais enfrentados pelo município. Pertence à Catequese da cidade e é presidida por Maria do Socorro Silva Fernandes. Seu objetivo principal é dar uma qualidade de vida melhor aos moradores da zona rural, através de assistência as famílias e oficinas com cursos diversos, e também à área urbana. Porém, as reuniões mais específicas e voltadas para certa fiscalização dos vereadores, vêm desde o início de 2011. O intuito das reuniões surgiu com o foco na mobilização contra as drogas que ocorreu no início de junho também em 2011, o qual foi justamente um dos frutos dessas conversas entre os representantes das ONG’s. “Não há apoio algum da prefeitura, é uma entidade de controle social sem envolvimento da gestão. Porém, dialogamos com os gestores”, afirma Rosângela Vital (44), membro da entidade e representante do Cordel Vida.  Os fóruns de discussões em defesa dos direitos humanos existem em todo o país e são diversos, a ONGIFA, porém, é uma organização municipal.[bb]

Esteve presente também o radialista Cristiano Ricelli da Rádio Integração do Brejo (Bananeiras-PB) onde discutiu questões relevantes para Solânea: “os vereadores não querem que a população saiba sobre o funcionamento político e nem de seus direitos, por isso a importância de um grupo como esse”, ressaltou. Ainda declara Ricelli que “o grupo busca conscientizar a população para reivindicar seus direitos junto aos vereadores e uma resposta ao uso das verbas da cidade. É uma forma de tornar público os assuntos discutidos na Câmara dos Vereadores, com base nas leis municipais”.

Podemos destacar algumas entidades que também fazem parte da discussão e apoiam o projeto, como: PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular), Política em Solânea (grupo pelo Facebook), Pastoral da Criança, Cordel Vida, AAPIS (Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Solânea) e a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde.
Luís Soares (29), membro do grupo, declarou que “as reuniões ainda não são regulares, e partem das necessidades, como: o evento de mobilização contra as drogas, conscientização da população no período eleitoral e o acompanhamento das sessões da Câmara dos Vereadores”. O espaço onde funciona a ONGIFA fica na Rua Getúlio Vargas, 228, próximo ao Bar do Palmeiras e é aberto à população que queira discutir as questões sociais solanenses. A próxima reunião está prevista para o dia 09 de Janeiro de 2013 às 17:00hs, onde serão definidas e sistematizadas as metas para o ano novo.

Eduardo Araújo.

diariodobrejo.com

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627