Resistência a remédios pode torná-los ineficazes; saiba mais

Publicado em domingo, julho 3, 2011 ·

remedios1Os antimicrobianos permitem tratar doenças que até pouco atrás eram inevitavelmente fatais. No entanto, a resistência causada pelos microorganismos pode tornar esses remédios ineficazes. A OMS insiste na administração e consumo moderado desses fármacos.

“Se não agirmos hoje, não haverá cura amanhã”, afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade elegeu a luta contra a resistência aos antimicrobianos como tema do Dia Mundial da Saúde em 2011, celebrado no último dia 7 de abril.

Os microorganismos que provocam resistência aos antimicrobianos deixam de ser afetados por remédios aos quais antes eram sensíveis. “No mundo microbiano, há bactérias, vírus e fungos”, relata Isabel Morosini, microbióloga da Sociedade Espanhola de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica (Semic).

Os antibióticos são o tratamento adequado para combater as bactérias, os antivirais agem contra os vírus e os antifúngicos servem para erradicar os fungos, distingue a cientista, presidente do grupo de estudos Mecanismos de Ação e Resistência dos Antimicrobianos da Semic.

O uso inadequado dos remédios contribui para gerar resistências. “É um erro pensar que um resfriado pode ser curado tomando-se antibióticos. Na realidade, a grande maioria dos resfriados é de origem viral. Os antibióticos não têm efetividade frente aos vírus, pois um vírus é uma forma de vida totalmente distinta à de uma bactéria. Tomar um antibiótico quando não é necessário favorece a morte das bactérias sensíveis à ação desse antibiótico e a as que são resistentes”, destaca a microbióloga.

Além disso, segundo ela, é imprescindível não interromper o tratamento com antibióticos indicado pelo médico. “Uma população bacteriana é formada por muitíssimos milhões de microorganismos. Suspender um tratamento antibiótico antes de eliminar todas as bactérias pode deixar um resíduo de bactérias resistentes que, depois, podem se tornar novamente donas da situação”, alerta Morosini.

Agência EFE

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627