Representantes de Arara participam da 9ª Conferência Estadual de Assistência Social em Campina Grande

Publicado em sexta-feira, outubro 11, 2013 ·

representantesTrês Representantes da Prefeitura de Arara, que foram eleitos delegados do Município, Participaram nesta quarta e quinta feira 09, 10, da 9ª Conferência Estadual de Assistência Social, que  foi realizada no auditório do Hotel Garden, na cidade de Campina Grande durante dois dias, O grupo da Cidade de Arara adquirir experiências novas para implantar e melhorar a gestão no município.
 Os participantes do município, Elas, Mauridete Grangeiro de Barros assistente social do CRAS, (Maria Mônica Guedes dos Santos  Assistente Social CRAS( Magnaria Araújo Psicóloga do NASF.
A 9ª Conferência Estadual da Assistência Social é um evento promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e o Conselho Estadual de Assistência Social. Durante os dois dias, o Sistema Único de Assistência Social foi avaliado por usuários, gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social.
Ao final do evento, foram escolhidos 591 delegados. Desses, 307 são governamentais e 284 não-governamentais para representar a Paraíba na etapa nacional que ocorrerá em Brasília, no mês de dezembro.
O governador Ricardo Coutinho participou da abertura e destacou a importância da Conferência, que busca traçar diretrizes para a Política da Assistência Social e ressaltou avanços na área. “Implantamos mais de 20 Creas no Estado e conquistamos mais cinco, recentemente, que são Centros de Referência Especializados que aplicam a politica da assistência social. Tivemos também a oportunidade de estabelecer esta política de apoio aos idosos, principalmente aqueles que vivem institucionalizados. Destinamos R$ 2 milhões através de edital público para que melhorias sejam feitas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos”, citou.
A secretária da Sedh e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social, Aparecida Ramos de Meneses, frisou que as conferências são mecanismos de participação. “Precisamos avançar muito porque temos que olhar a questão dos idosos, das crianças e adolescentes, das pessoas com deficiência. Para seguir em frente é preciso que tenhamos a capacidade de entender que esta política pública é uma construção coletiva, de toda a sociedade brasileira”, ressaltou a secretária Aparecida Ramos.
Programação – Logo após a abertura, houve a leitura do regimento interno. Em seguida,a secretária adjunta nacional da Assistência Social, Valéria Gonelli, representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realizou palestra sobre a Gestão e Financiamento na efetivação do Suas. Já a presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Luzielle Tapajós, falou para os conferencistas sobre “Gestão e Controle Social no Suas”. Em seguida foram formados grupos de trabalho.
A Conferência tem como tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (Suas)” e foi dividida em seis eixos: Cofinanciamento obrigatório da assistência social; Gestão Suas: Vigilância Socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios no Suas e Regionalização. Mesa – Também participaram da abertura do evento o vice-governador Rômulo Gouveia, a presidente do CNAS, Luzielle Tapajós e da secretária adjunta da Assistência Social, Valéria Gonell, o representante do Ministério Público, Valberto Lira; o presidente do Conselho Estadual da Assistência Social, Leonardo Pessoa, e o representante do prefeito de Campina Grande e adjunto da Secretaria de Assistência Social, Rubens Nascimento. Ainda prestigiaram a solenidade na mesa de abertura, o presidente do Conselho Regional de Psicologia, Luiz Pereira; presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Tarcísio Teixeira, além de representante da OAB e dos usuários do Suas.
Portal Arara
Fonte : Clemilson em Revista

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627