Região Nordeste ganha primeira “biblioteca” de materiais para calçados

Publicado em terça-feira, abril 8, 2014 ·

sebraeOs empresários do setor calçadista da região Nordeste não precisarão mais se deslocar para o Sul e Sudeste em busca de componentes. A primeira Materioteca da região, uma “biblioteca” de materiais e componentes para calçados, contará com centenas de peças, em espaços físico e virtual. A inauguração do local será nesta quarta-feira (9), às 11h, no Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado (CTCC), em Campina Grande. A ação é complementada pelo Workshop Sistema Moda Brasil, que divulga o conceito pelo país desde o início do ano.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

O Workshop contará com quatro palestrantes conceituados na área de moda. Tatiana Ritzel falará sobre “Atendimento Tecnológico e Consultoria em Design”, Walter Rodrigues debaterá sobre “Integração do Sistema Moda Brasil”, Lucius Vilar levantará o assunto “Planejamento de Coleção” e Carol Garcia abordará o tema “Presumers: os novos influenciadores da indústria de moda e o impacto das redes sociais na imagem da marca”.

O Sebrae está apoiando a iniciativa através do Arranjo Produtivo Local (APL) de Calçados. A gestora deste projeto, Éricka Vasconcelos, disse que o momento é importante para a ampliação da cadeia produtiva dos calçados. “Os empresários dessa área almejavam há muito tempo um suporte em componentes no Nordeste. Os paraibanos tinham que se deslocar para outros estados em busca de componentes mais exclusivos. Agora está tudo no CTCC”, falou.

Segundo Éricka, a materioteca será de grande utilidade para os empresários, pois será inaugurada com centenas de peças para o fabricante que visitar o local ou acessar a loja pela internet. “O local tem como objetivo facilitar o acesso das empresas de calçados a designers e estilistas e a diversos tipos de componentes. Assim, pretendemos ajudar as empresas a serem mais competitivas no mercado”, detalhou.

A instalação da Materioteca e o Workshop SMB em Campina Grande são realizações da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Brasil Maior, do SMB e do Senai, onde fica localizado o CTCC. Mais informações através do e-mail: mercadointerno@assintecal.org.br ou pelo telefone (51) 3584-5200.


Materioteca 
– O local foi criado em setembro de 2013, em São João Batista (SC), para disseminar o conceito de moda integrada. A materioteca da Paraíba será a sexta instalada no Brasil, de um total de nove que facilitarão a busca de componentes da indústria dos calçados. Tanto pela internet quanto pessoalmente, o empresário terá mostras de materiais que estão alinhados com pesquisas do Fórum de Inspirações. Visite: http://materiotecavirtual.com.br/.

No espaço haverá também consultorias ministradas por especialistas em design mensalmente, conforme informou a analista de Mercado Interno da Assintecal, Andressa Vasconcelos. “Buscou-se alocar uma Materioteca no polo de Campina Grande porque os empresários já haviam demonstrado interesse. A cidade dedica-se a produtos de moda e é distante dos maiores centros produtivos de insumos de materiais, como Rio Grande do Sul e São Paulo”, disse.

Já o conceito do Sistema Moda Brasil foi criado em 2008 pelo MDIC como demanda do diálogo público-privado, para integrar as entidades da cadeia brasileira de moda. Conforme o presidente da Assintecal, Marcelo Nicolau, o trabalho integrado pode trazer muitos benefícios para a cadeia, o que gera um fortalecimento ainda maior do conceito de moda brasileiro.

Assessoria

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627