Karlos Thotta

Reflexões sobre os séculos 18 a 21

Publicado em sábado, janeiro 4, 2020 ·

OS ATUAIS E SOFISTICADOS MOTORES À COMBUSTÃO INTERNA FORAM IDEALIZADOS E CONCEBIDOS COMO SUBSTITUTOS E PARCEIROS DAS MÁQUINAS A VAPOR QUE IMPULSIONARAM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Em 2019, a população mundial atingiu a cifra de 7 bilhões e 700 milhões de pessoas, que habitam todos os continentes, embora o total de habitantes fosse apenas de 1 bilhão de pessoas em 1800, no auge da Revolução Industrial.

Antes da revolução industrial, o sistema produtivo vigente era predominantemente artesanal, onde os meios de produção eram autônomos ou empregados em oficinas coletivas, mediante o pagamento de salários por períodos trabalhados.

O surgimento da máquina a vapor aprimorada, permitiu que a força animal, empregada nas indústrias, fosse substituída pela crescente tração mecânica das máquinas a vapor, elevando a velocidade e a capacidade de processos produtivos e atestando a confiabilidade do motor a vapor, que seria largamente usado em trens, navios e veículos, para os transportes de cargas, tropas e passageiros.

O século 20 viu nascer o desenvolvimento do motor de combustão interna, que permitiu acelerar a aceitação dos veículos chamados de automóveis, ônibus e caminhões que seriam os substitutos dos milhões de cavalos usados como montarias, tração de carruagens, carroças e bondes, nas principais ruas, avenidas e praças das maiores metrópoles do mundo, que teriam, em todo dia, milhões de toneladas de gases poluentes, gerados pelos detritos dos cavalos, mulas, asnos, éguas e bois.

Considerando a população de 2019, com quase 8 bilhões de habitantes, há quem afirme que os prejuízos ambientais, causados pelos animais, seriam maiores do que aqueles causados pelos atuais automóveis, pois os gases automotivos podem ser controlados por catalisadores, e até eliminados, como ocorre nos veículos equipados apenas com motores elétricos.

Além de tudo isso, seria necessário reservar milhões de hectares de boas terras para cultivar capins, gramíneas e cereais, que seriam usados para alimentar a imensa quantidade de animais que necessitaria de assistências veterinárias.

OS ATUAIS E SOFISTICADOS MOTORES À COMBUSTÃO INTERNA FORAM IDEALIZADOS E CONCEBIDOS COMO SUBSTITUTOS E PARCEIROS DAS MÁQUINAS A VAPOR QUE  IMPULSIONARAM  A  REVOLUÇÃO  INDUSTRIAL

 

Comentários

Tags : ,

REDES SOCIAIS









ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627