Rede social realiza, nos dias 25 e 26, Capacitação gratuita para Comunicadores Comunitários da Região Norte

Publicado em quarta-feira, setembro 19, 2012 ·

 


Radiotube possibilita Downloads e Uploads de produções de áudios, vídeos, textos e spots, além de compartilhamento com Orkut, Twitter e Facebook

Idealizado pela ONG Criar Brasil, a rede social colaborativa, Radiotube (www.radiotube.org.br), é formada por pessoas que disseminam a informação sobre cidadania. Uma experiência que é desenvolvida no Brasil desde 2008 e que agora chega aos países da América Latina, com a versão em espanhol (www.radiotube.cc).

A rede social permite a construção de uma plataforma pessoal, que possibilita realizar Downloads e Uploads de produções de áudios, vídeos, textos além de entrevistas e spots. A partir da aplicação do conceito de construção coletiva do conhecimento, a rede se desenvolve como uma agência de notícias virtual, na qual, todos têm a possibilidade de produzir e compartilhar seus conteúdos a partir de suas realidades locais. Um espaço para rádios, TVs comunitárias, ativistas e movimentos da cidadania, meio ambiente e direitos humanos entre outros, disponibilizarem um olhar independente sobre temas tão importantes. Mais do que isso, para buscar material de qualidade para veicular em suas programações. A grande barreira para o crescimento da rede foi transposta com a criação da versão em espanhol. Com um click sobre a bandeira no alto da página, o internauta conhece produções em português ou espanhol. O Radiotube também implantou ferramenta de acessibilidade, para pessoas com baixa visão.

O projeto Radiotube atua também como um formador de produtores de mídia cidadã. Desde sua criação, já capacitou mais de 300 pessoas através de oficinas para produção de conteúdos de rádio e vídeo. A ideia é democratizar o acesso às novas ferramentas de tecnologia (smartphones, câmeras digitais e redes sociais), e assim formar novos comunicadores virtuais. Nas atividades, os participantes adquirem conhecimento para produzir um material de qualidade a partir equipamentos básicos. São spots, radionovelas, reportagens, stand-ups que se espalham a partir do Radiotube para sites, blogs, rede sociais, rádios e TVs comunitárias, comerciais de todo o Brasil e agora também da América Latina, no www.radiotube.cc. Com isso, a linguagem de produção é compartilhada e multiplicada por esses participantes e futuros colaboradores do Radiotube.

Capacitação 2012

Neste mês de setembro, nos dias 25 e 26, acontece na Região Norte a quinta Capacitação para Comunicadores Comunitários. O encontro será realizado em Belém (Pará) e pretende reunir produtores de conteúdos colaborativos do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantis. A iniciativa do Criar Brasil é direcionada para radialistas, jornalistas, lideranças locais, jovens e ativistas dos direitos da criança e adolescente.

As inscrições estão abertas, mas são limitadas, e podem ser feitas a partir do envio de email para radiotube@criarbrasil.org.br. Em Belém, em dois dias, o encontro, realizado em parceria com o Centro de Ensino Superior do Pará (CDI-CESUPA), na Avenida Governador José Malcher, 1963, bairro São Brás, vai discutir não só o papel do comunicador e as técnicas de produção, mas transformar os participantes numa equipe de produção integrada para a criação de materiais de rádio e de vídeo sobre os direitos da criança e do adolescente.

O www.radiotube.cc é uma iniciativa inédita, fruto de parceria com a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc), que buscava uma plataforma para compartilhamento de conteúdos entre comunicadores dos países da América Latina. O projeto, que tem patrocínio do Programa Desenvolvimento e Cidadania, da Petrobras, conta com média de 40 mil acessos por mês, recebendo mais de três mil novos conteúdos mensalmente.

Assessoria de Imprensa para o Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br