Recursos Hídricos prevê abastecimento de reservatórios com chuvas de inverno, mas alerta para colapso

Publicado em quinta-feira, Fevereiro 13, 2014 ·

joao-azevedoO secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo, foi entrevistado no programa Rádio Verdade, da Arapuan FM, nesta quinta-feira e falou sobre a situação críticas dos açudes do Estado. Ele confia na previsão de chuvas na média, mas faz alerta para plano alternativo.

Azevedo afirmou que a média de chuvas para o inverno no Sertão pode chagar a 500 milímetros e a previsão para esse ano é que as chuvas aconteçam dentro da média. “Esperamos que ocorra o reabastecimento das barragens. Mais de 50 reservatórios estão com um nível baixíssimo e nem servem para consumo humano”, colocou.

Entretanto, o secretário ainda faz uma alerta para o caso das chuvas serem abaixo da média e afirma que muitas cidades entrariam em colapso. “Uma chuva de 70 ou 80 milímetros é boa para molhar o solo, regar a plantação e alimentar os animais, mas não serve para abastecer um reservatório. Se for dessa forma até o fim do ano, teremos que colocar em prática uma solução”, disse.

Uma solução apontada pelo secretário é a suspensão da irrigação das plantações. “Água é mais importante para beber. É claro que é uma decisão difícil e crítica, mas a população precisa entender que a situação está crítica, tem que usar a água com consciência”, declarou.

Azevedo aponta alguns erros que resultam em um gasto excessivo de água. “Não dá para ficar lavando calçada, limpando o carro com mangueira. No caso da irrigação, o correto seria por gotejamento e não por inundação, como costuma fazer”, concluiu.

Pedro Callado

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627