Ranking Universitário Folha coloca a UEPB entre as 20 melhores universidades estaduais do país

Publicado em segunda-feira, setembro 14, 2015 ·

uepbA Universidade Estadual da Paraíba obteve mais uma importante conquista no que diz respeito à avaliação de qualidade das universidades brasileiras. O Ranking Universitário Folha (RUF) 2015, divulgado nesta segunda-feira (14), pela Folha de S. Paulo, colocou a UEPB entre as 20 melhores universidades estaduais do país, sendo, neste caso, a 19ª universidade estadual melhor avaliada nacionalmente e a 7ª do Nordeste.

Entre as universidades públicas em geral (federais e estaduais), a UEPB é 64ª melhor Instituição de Ensino Superior do país e a 19ª do Nordeste. O RUF avaliou os cursos de Administração, Biologia, Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Física, Geografia, História, Jornalismo, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Letras, Psicologia, Química, Relações Internacionais e Serviço Social da Instituição. Destes, os cursos de Relações Internacionais e Serviço Social figuram como os vigésimos melhores cursos do país nas suas áreas.

ACOMPANHE O FOCANDO A NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS:

FACEBOOK                TWITTER                    INSTAGRAM

O RUF é uma listagem das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao ranking, a Folha criou uma metodologia própria (tendo como referências avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados, cadastrados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep-MEC).

Os indicadores que compõem a fórmula do RUF são qualidades de pesquisa, qualidade de ensino, avaliação de mercado, indicador de inovação e indicador de internacionalização. O ranking geral contou com 192 universidades avaliadas. Em nível nacional, que reúne universidades estaduais, federais e privadas, a UEPB obteve a 93ª posição, com nota geral de 41,08.

Metodologia

O Ranking Universitário Folha busca medir a qualidade das instituições de ensino superior brasileiras, em suas diferentes missões, partindo de metodologias utilizadas em rankings internacionais, mas com adaptações para o cenário nacional. As 192 universidades do país que têm como missão constitucional fazer ensino, pesquisa e extensão foram avaliadas em cinco grandes áreas: ensino, inserção no mercado de trabalho, pesquisa, internacionalização e inovação.

No tocante à qualidade do ensino, o ranking considera os subindicadores de proporção de professores mestres e doutores, professores com dedicação integral e parcial, nota do Enade e a opinião coletada pelo Datafolha de 726 professores escolhidos pelo MEC para analisar a qualidade de cursos superiores.

O item avaliação de mercado é medido pelo desempenho da Instituição em uma pesquisa feita pelo Datafolha com 2.222 responsáveis pela contratação de profissionais no mercado. O item internacionalização leva em conta o número de citações de trabalhos da Instituição pro grupos de pesquisa internacionais e a proporção de publicações feitas em coautoria internacional. A inovação considera o número de patentes pedidas pela Instituição, isto é, o direito da exclusividade para explorar comercialmente novas ideias, entre 2004 e 2013.

Já o item qualidade da pesquisa, leva em conta o total de trabalhos científicos publicados, citações por publicação, citações dos artigos, publicações por docentes, citações por docentes, publicações em revistas nacionais, captação de recursos para pesquisas e a proporção de pesquisadores com alta produção acadêmica.

Para acessar todos os dados da pesquisa, clique AQUI.

Texto: Tatiana Brandão

uepb

Comentários

Tags : , , , , , , , ,

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627