Ramalho Leite – Retrospectiva-um Jornal Plural

Publicado em quarta-feira, Janeiro 4, 2012 ·

ramalho

Chegamos ao final deste ano com muito a comemorar. A União- Jornal, Diário Oficial,Gráfica e Editora  vive uma nova fase. O jornal, nosso principal produto, aos poucos vai deixando de ser  um noticioso exclusivo do Governo para se tornar veículo do Estado. E em assim sendo, divulga fatos relacionados aos atos de gestão como o fazem os demais periódicos, todavia, reservando espaço ao contraditório, ao publicar, também,  o pensamento  oposicionista. Somos hoje um  “ jornal plural” , para aproveitar a expressão do próprio Chefe do Executivo, para quem, a transparência dos atos governamentais sempre foi um dos princípios basilares de sua ação político-administrativa.

Saímos da acomodação de quem tem o Tesouro como patrão e fomos à concorrência em busca de agencias de publicidade. Estamos vencendo o preconceito daqueles que, nos imaginando propriedade do governo, e donos, apenas, de leitores cativos nessa área, evitavam as nossas páginas para a divulgação dos seus produtos. Evoluímos em números impressos e expedidos, mantivemos o histórico suplemento Correio das Artes e aprimoramos nossas páginas culturais. Ultrapassamos mais de um milhão de visitas na nossa versão virtual.

A nossa Gráfica, mesmo dispondo de máquinas superadas pelo tempo, evoluiu em credibilidade e receitas. O Governo do Estado voltou a ser nosso principal cliente, sem esquecer contratos firmados com o Ministério Público e o Poder Judiciário, além das Prefeituras Municipais, que têm no Diário Oficial do Estado o porta-voz de suas publicações legais. Saíram  de nossa gráfica todo material de divulgação e de operacionalização do Orçamento Democrático Estadual e as bem elaboradas apostilas do PB-VEST, uma iniciativa governamental que visa melhorar o acesso à Universidade das camadas mais carentes da nossa juventude.

A Editora A União firmou convenio com a Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, Fundação Casa de José Américo  e Instituto Histórico e Geográfico, para a publicação  de autores paraibanos,  visando o incentivo à cultura local e o reconhecimento ao esforço intelectual dos que nos brindam com sua criatividade. Entre os títulos, honramos o compromisso com os vencedores do Concurso Nacional “ 60 Anos do Correio das Artes” , publicando suas obras e também pagando os valores dos prêmios. Ao todo, foram editados  20 livros.

Cumprimos os compromissos com os  fornecedores. Os do passado e os do presente. As receitas cobriram as despesas e nos deixam um saldo considerável a haver. Fecharemos o exercício financeiro sem dever a ninguém. Em momento algum, necessitamos  recorrer ao Tesouro do Estado para a cobertura do nosso custeio.

Por tudo que relatamos, só temos a agradecer aos que participaram do nosso acervo de realizações. Aos diretores e gerentes, gráficos, redatores, revisores e editores, servidores administrativos e estagiários, cada um no seu papel, vivenciando o entusiasmo de fazer sobreviver esta Velha Senhora que está chegando aos 120 anos de existência, ajudando a construir a história da Paraíba. Ou melhor, fazendo parte dessa história.

O texto é de inteira responsabilidade do assinante

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627