Rádio completa neste 7 de setembro 90 anos no Brasil

Publicado em sexta-feira, setembro 7, 2012 ·

 

O padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura foi o precursor nas transmissões de vozes e ruídos, pioneirismo científico universal na área das telecomunicações. Em 1904, ele patenteou o transmissor de ondas sonoras.

Nos Estados Unidos, foram anos de pesquisas, tentativas e aprimoramentos até Lee Forest instalar a primeira “estação-estúdio” de radiodifusão, em Nova Iorque, no ano de 1916. Aconteceu então o primeiro programa de rádio que se tem notícia. Ele tinha conferências, música de câmara e gravações. Surgiu também o primeiro registro de radiojornalismo, com a transmissão das apurações eleitorais para a presidência dos Estados Unidos.

A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil foi o discurso do Presidente paraibano Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, em plena comemoração do centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1922. O discurso aconteceu numa exposição, na Praia Vermelha – Rio de Janeiro e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado, pela Westinghouse Electric Co.

Na Paraíba, o rádio começou em 1930 com a pioneira Rádio Clube da Paraíba.
O programa ALÔ COMUNIDADE de amanhã (sábado) presta homenagem ao rádio com gravações históricas de eventos esportivos, políticos e culturais do rádio brasileiro.

Ouça em tempo real pela Rádio Tabajara AM (1.110 Mhz) ou pelo link:

http://www.paraiba.pb.gov.br/tabajara-am

Postado por radiozumbijp
Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br