Queda do IPI impulsiona vendas para o final de ano; consumidores já foram às lojas conferir preços

Publicado em sexta-feira, dezembro 2, 2011 ·

vendasO consumidor brasileiro foi ainda hoje (1º) às lojas conferir se o varejo se animou com as medidas de incentivo ao consumo, anunciadas pelo governo na manhã desta quinta-feira. Uma das medidas, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, atinge eletrodomésticos da chamada linha branca – geladeira, fogões e máquinas de lavar. E foram justamente esses os produtos procurados por consumidores ouvidos pela Agência Brasil.

O decreto, com o pacote de estímulo ao consumo, foi publicado no Diário Oficial da União, em edição extraordinária, como uma das estratégias para manter a produção da economia brasileira e o emprego, diante da crise econômica externa.

Entre os produtos que tiveram a taxa reduzida estão o fogão, cuja alíquota do IPI foi zerada. Antes, era 4%. No caso da geladeira, a redução do IPI foi de 15% para 5%, e a máquina de lavar teve o IPI reduzido de 20% para 10%. Os eletrodomésticos em estoque também entraram na lista de redução do imposto.

A maioria dos consumidores, no entanto, ainda não está ciente da queda do imposto que incide sobre os produtos da linha branca.

Já os lojistas acreditam que, com a iniciativa do governo em reduzir os impostos, as vendas podem superar as expectativas previstas para este ano.

Além da redução do IPI, foi decretada também a queda do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado no crédito para a pessoa física, que teve a alíquota anual reduzida de 3% para 2,5%.

Agência Brasil

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627