Quantidade de etanol na gasolina subirá para 25%, diz ANP

Publicado em quinta-feira, janeiro 17, 2013 ·

O percentual de etanol na gasolina passará de 20% para 25%, possivelmente no mês de abril, disse a diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Magda Chambriard, nesta quinta-feira (17).

De acordo com Chambriard, o aumento deverá ocorrer após o fim da safra da cana-de-açúcar, que ocorre em março. Assim, as usinas terão oferta de etanol a partir de abril. “Temos que confirmar a safra, mas estamos achando que sim.”

Chambriard falou com a imprensa no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), durante evento de lançamento de navio petroleiro Rômulo Almeida, da Transpetro –subsidiária da Petrobras. O navio é o quarto de uma encomenda de 49 navios do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota) da estatal.

O governo diminuiu de 25% para 20% a mistura de etanol na gasolina em outubro de 2011 devido a uma quebra da safra de cana-de-açúcar pelo tempo adverso no Centro-Sul e por investimentos insuficientes nos canaviais.

As importações de gasolina dispararam no ano passado, somando 3,78 bilhões de litros –um volume 70% superior ao de 2011.

Essas compras externas fizeram o país gastar US$ 2,91 bilhões com esse combustível. No ano anterior, o gasto havia sido de US$ 1,6 bilhão.

A Petrobras defende o aumento da mistura com o objetivo de reduzir a necessidade de importação de gasolina, que onera o caixa da companhia.

A empresa tem amargado sucessivas perdas financeiras porque importa a a gasolina a preços internacionais e vende nas refinarias a preço doméstico, com defasagem em relação ao mercado externo.

CALCULADORA

Para saber com qual combustível vale a pena abastecer, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o valor for superior ao do etanol, é hora de optar pelo álcool.

Folha.com

Comentários

Tags : , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627