Quando abre uma delegacia

Publicado em segunda-feira, Fevereiro 17, 2014 ·

Eu só posso ver como piada! O governo do estado divulgou matéria orientando a população sobre a possibilidade de registrar ocorrências em qualquer delegacia da Paraíba. Seria uma notícia ótima não fosse o fato de que em municípios do interior do estado após as 18 horas e nos finais de semana dezenas de delegacias fecham as portas.

Eu vou dar um exemplo simples e prático. Se você mora em Araruna e for vítima de um assalto à noite, num dia de sábado ou de domingo, você vai ter que se deslocar até a delegacia de Solânea para registrar a ocorrência. Provavelmente você não vai ter nenhum ânimo para fazer esse percurso e é aí onde entra um detalhe que talvez esteja passando despercebido por muitas pessoas.

A partir do momento em que o cidadão se sente desmotivado a prestar queixa de um crime por não ter uma delegacia por perto para registrar a ocorrência e, por isso, acaba não indo formular a denúncia, ele será um a menos nas estatísticas oficiais do governo. Dessa forma os números da criminalidade caem e é ‘ponto’ para o governo que estaria sendo responsável por reduzir a violência.

Porém, se considerarmos que milhares de pessoas podem estar deixando de se deslocar até uma delegacia porque a da sua cidade está fechada na hora em que o crime acontece, provavelmente não são os números da violência que estão sendo reduzidos, mas sim o número de registro de ocorrências.

Basta um trabalho de observação para notar isso. Todos os dias tem alguém que foi assaltado, que teve seu telefone furtado, que teve seu salário levado ou que sofreu qualquer tipo de violência, mas que acha que não vale a pena ter que embarcar em um ônibus ou pegar seu próprio carro para ir à outra cidade para reclamar o fato.

Portanto, concluímos que a ‘facilidade’ de poder prestar uma queixa em qualquer delegacia da Paraíba nem é tão fácil assim como o divulgado. Pior, diante dos fatos até arriscamos em duvidar dos dados apresentados sobre os casos de violência no estado.

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627