Quais remédios cortam efeito do anticoncepcional: antibióticos, diuréticos e antifúngicos estão na lista

Publicado em terça-feira, setembro 23, 2014 ·

 (Crédito: Thinkstock)
(Crédito: Thinkstock)

Mulheres que tomam anticoncepcionais sabem que alguns hábitos podem interferir na eficácia do método. Esquecer a pílula, vomitar logo em seguida ou até ingerir muita bebida alcoólica são exemplos. Mas não é só. A ingestão de alguns remédios também pode cortar o efeito do anticoncepcional.

Os métodos contraceptivos são elaborados de formas distintas. Entretanto, sua ação dentro do organizamos da mulher é sempre semelhante. Os dois tipos de hormônio presente na pílula, na injeção, no anel ou no adesivo entram na corrente sanguínea e inibem a liberação do estrógeno e da progesterona, os dois hormônios naturais responsáveis pelo estimulo a ovulação.

Ou seja, os métodos agem dificultando a passagem do espermatozoide através da movimentação das trombas e do engrossamento do muco vaginal e agem como um inibidor da produção hormonal. O cérebro recebe uma falsa mensagem de que os óculos já foram liberados e este processo evita a ovulação.

Remédios que cortam o efeito do pílula

remedio-anticoncepcional-2.jpg

Antibióticos estão na lista dos remédios que cortam o efeito da pílula (Crédito: Thinkstock) (Antibióticos estão na lista dos remédios que cortam o efeito da pílula (Crédito: Thinkstock))

Entretanto, determinados medicamentos podem alterar esse processo. “Alguns remédios possuem componentes que diminuem a concentração dos hormônios fornecidos pelo anticoncepcional e cortam o efeito de contracepção”, explica a médica ginecologista Ana Lúcia Beltrame.

Entre os mais famosos remédios que cortam o efeito do anticoncepcional estão os antibióticos, os anticonvulsionantes, os antifúngicos, os diuréticos, os antirretrovirais e os antiepilépticos.

Remédio x Anticoncepcional

Segundo a ginecologista, a melhor solução após a prescrição destes medicamentos é perguntar ao médico sobre a ação deles e consultar imediatamente um ginecologista. Entretanto, se esta alternativa não for possível, usar camisinha durante o tratamento é uma forma de prevenir a gravidez sem riscos.

 

Anticoncepcionais podem causar infertilidade?

Mulher.com.br

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627