Quadrilha junina formada por deficientes visuais se apresentará nessa sexta, durante arraial no Instituto dos Cegos

Publicado em quinta-feira, junho 9, 2011 ·

arraiaO Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICP) realizará, nessa sexta-feira (10), a partir das 18h, um verdadeiro arraial! Além de comidas típicas, artesanato, danças infantis e forró pé de serra, o público será presentado com um espetáculo inédito: a atração principal é uma quadrilha junina com casais formados por deficientes visuais. Toda a coreografia foi idealizada e ensaiada pela artista plástica e coreógrafa Nina e a apresentação terá outra característica particular, pois o marcador da quadrilha, Severino Francisco, mais conhecido como Peri, também é cego, assim como todos os participantes do Trio Forró Pesado, que acompanhará a dança.

“A apresentação dessa quadrilha significa muito para o Instituto dos Cegos, pois, além de ser um belo espetáculo, representa a valorização dos deficientes visuais e o reconhecimento do seu potencial”, afirma a presidente da instituição, Suzi Belarmino, explicando que a missão do ICP é justamente oferecer conhecimento e oportunidade aos alunos para que adquiram a liberdade a fim de viver em harmonia com sua deficiência visual, descobrindo talentos e possibilidades ilimitadas.

Suzi conta que a realização desse evento será viabilizada pelo Fundo Municipal de Cultura/Funjop, que aprovou um projeto no valor de R$ 8.000,00, possibilitando a compra das roupas, o contrato do trio, a adaptação do piso, entre outras prestações de serviços. O FMC justificou como razão principal para o apoio a esse projeto a valorização da inclusão social e cultural de pessoas com deficiência nas políticas públicas do município de João Pessoa.

“É a primeira vez que contamos com esse patrocínio e estamos muito satisfeitos por podermos fazer uma festa como essa para os nossos alunos e para a sociedade paraibana, que está convidada a participar conosco”, convida a presidente.
O Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha localiza-se na Av. Santa Catarina, n° 396, Bairro dos Estados, João Pessoa – PB.

Tema da quadrilha – A quadrilha do Instituto dos Cegos será encenada tendo como sede o “Arraiá do Coroné Laurentino”, em homenagem ao professor José Laurentino da Silva. Laurentino é um dos alunos fundadores do Instituto dos Cegos da Paraíba e um dos primeiros professores cegos da instituição, onde educou e profissionalizou diversos alunos no campo musical, além de ter se consagrado como o primeiro maestro cego do Estado.

Ele perdeu a visão aos três anos de idade e, portanto, quando teve o primeiro contato com a música, já estava cego, mas ainda era criança. Em meio às suas brincadeiras favoritas, como ‘pegar passarinho’, Laurentino construiu uma ‘flauta’ de mamoeiro e bambu. Na mesma época, teve o seu encontro com a rabeca e, nesse instrumento, aprendeu os primeiros acordes que iriam, mais tarde, mudar a sua vida.

Laurentino nasceu em Bananeiras, mas, na adolescência, veio para João Pessoa na tentativa de reverter a sua deficiência visual. Sem êxito na intervenção cirúrgica, foi por meio do Padre Zé Coutinho que conheceu a senhora Adalgisa Cunha, no momento em que ela buscava os primeiros internos para mais tarde fundar, em 1944, o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Laurentino se alfabetizou em Braille e, também no Instituto dos Cegos, encontrou seus companheiros inseparáveis: a sanfona e o saxofone. Concluído o curso de canto orfeônico, e após receber o registro de professor de Educação Musical, ele se tornou o primeiro maestro cego da Paraíba. O professor Laurentino, ou ‘Maestro’, como era chamado por seus alunos, faleceu em outubro de 1998 e foi sepultado no dia dos professores.




Fabiana Nóbrega, assessora de imprensa

Para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627