Programa do leite: Couto diz que recadastramento realizado na PB é referência nacional

Publicado em quarta-feira, outubro 24, 2012 ·

 

O deputado Luiz Couto (PT-PB) parabenizou o Governo da Paraíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), pelo recadastramento realizado junto aos produtores rurais para inclusão no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Leite.

Falando da tribuna da Câmara Federal, o parlamentar disse que o êxito do novo cadastro da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) está relacionado ao trabalho conjunto entre SEDAP, que tem como secretário o pesquisador da EMBRAPA – Marenilson Batista, e empresas vinculadas como a EMATER, “o que tem feito com que os produtores tenham a compra do que é produzido com a garantia do preço fixo”.

Luiz Couto explicou que o programa garante a aquisição do leite do produtor rural pelo Estado, mas para que isso aconteça cada produtor deve estar com a DAP regularizada. “Neste aspecto o governo do estado vendo sendo referência nacional”, destacou, informando que a Paraíba possui 3.906 produtores rurais recadastrados com a DAP regular e conta com 26 usinas de beneficiamento de leite em vários municípios.

Couto atribuiu o sucesso dessas ações aos profissionais da SEDAP e ao secretário Marenilson que, segundo ele, vem dialogando e aplicando as políticas do governo federal, de modo especial na agricultura familiar e nos programas de proteção e valorização dos pequenos produtores, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Leite e do Seguro Safra, “que na Paraíba estão sendo geridos com muita competência e resultado”.

O deputado aproveitou para aconselhar os agricultores paraibanos, interessados em participar do PAA Leite, a seguirem as orientações de como produzir no máximo 100 litros de leite/dia; possuir a DAP, enquadrando-se nas respectivas categorias como agricultor ou agricultora familiar, e não esquecer do comprovante de vacinação dos animais.

PAA-Leite

Esta modalidade foi criada para contribuir com o aumento do consumo de leite pelas famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e também incentivar a produção de agricultores familiares. O PAA-Leite atua no território da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), sendo beneficiados todos os Estados da região, além do Norte de Minas Gerais.

O valor do litro do leite já é prefixado pelo Grupo Gestor e é atualizado semestralmente de acordo com a média dos preços praticados pelo mercado local. Na Paraíba, o governo garante aos produtores a compra do litro de leite a 0,97centavos sendo 0,82 pagos pelo MDS e mais um incentivo de 0,15 centavos do Estado.

Ascom Dep. Luiz Couto

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627