Primeiro Fla-Flu do centenário: duelo de rivais desfigurados no Engenhão

Publicado em domingo, Março 11, 2012 ·

A temporada 2012 marca o centenário do clássico Fla-Flu. Há 100 anos, uma dissidência no time tricolor deu origem ao futebol do então apenas clube de regatas rubro-negro. Nascia ali uma rivalidade eterna. O primeiro embate do ano especial, no entanto, deve passar longe de acompanhar o glamour que marca a história do confronto. Neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, um Flamengo desfigurado por lesões e suspensões enfrentará o time misto do Fluminense, que está mais preocupado em poupar jogadores para a próxima rodada da Libertadores. Esvaziado, mas ainda assim um Fla-Flu.

Abel braga Joel santana flamengo fluminense (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Abel Braga e Joel Santana: amigos com muitos desfalques para o primeiro Fla-Flu do ano que marca o centenário do clássico (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Depois da vitória sobre o Boca Juniors, em plena Bombonera, o técnico Abel Braga resolveu dar um descanso aos principais jogadores de ataque do Fluminense. Deco, Thiago Neves, Wellington Nem e Fred serão poupados. Carlinhos também está fora. Nas Laranjeiras, a partida contra o Zamora, da Venezuela, na próxima quarta-feira, pela Libertadores, é prioridade uma vez que a equipe já está na final do Campeonato Carioca por ter conquistado a Taça Guanabara. Ainda assim, o time misto que irá a campo contará com nomes de respeito como Rafael Moura, Rafael Sobis e Wagner.

A situação do Flamengo é um pouco mais complicada. Na verdade, desfigurada. O comandante Joel Santana terá nada menos do que nove desfalques: Felipe, Léo Moura, Airton, Willians, Maldonado, Camacho, Welinton e Renato Abreu, todos com problemas de ordem médica, além de Bottinelli, que cumprirá suspensão. A equipe precisa a todo custo da vitória, afinal, o Macaé lidera o Grupo A, com nove pontos, seguido por Botafogo e Resende, com sete. Se vencer, o Flamengo chega a seis pontos.

Eduardo Cordeiro Guimarães apita a partida e será auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antônio Muniz de Oliveira. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real com vídeos. O Premiere também transmite o jogo.

header as escalações 2

Flamengo: Joel Santana vai para o clássico com um time desfigurado por conta dos muitos problemas e o departamento médico lotado. Depois da vitória por 1 a 0 sobre o Emelec, quinta-feira, pela Libertadores, o treinador não comandou nenhum treino com bola antes do clássico. A formação é uma incógnita, mas uma possível formação pode contar com Paulo Victor, Gustavo, González e David Braz; Galhardo, Muralha, Luiz Antonio, Ronaldinho Gaúcho e Junior Cesar; Vagner Love e Deivid.

Fluminense: Abelão não quis confirmar a escalação da equipe, mas deve levar a campo um time misto no Fla-Flu. Sem Carlinhos, Deco, Thiago Neves, Fred e Wellington Nem, todos poupados, o Tricolor deve jogar com: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Thiago Carleto; Valencia (Edinho), Diguinho, Wagner e Lanzini; Rafael Sobis e Rafael Moura.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Airton, Willians, Maldonado, Camacho e Renato Abreu, todos com problemas de ordem médica, além de Bottinelli, que cumprirá suspensão, desfalcam o time. O zagueiro Welinton, que levou uma cotovelada na partida pela Libertadores, tomou alguns pontos próximo ao supercílio e também não joga. Renato passou por cirurgia neste sábado para resolver problema de arritmia cardíaca e só deverá voltar a treinar daqui a 18 dias.

Fluminense: de olho na importante partida contra o Zamora, da Venezuela, na próxima quarta-feira, pelo Grupo 4 da Libertadores, o técnico Abel Braga decidiu poupar cinco jogadores considerados titulares: Carlinhos, Deco, Thiago Neves, Fred e Wellington Nem. Já Elivélton e Araújo ainda se recuperam de contusões.

header fique de olho 2

Flamengo: Ronaldinho Gaúcho terá seu reencontro com a torcida depois das vaias na vitória por 1 a 0 sobre o Emelec, quinta-feira, também no Engenhão. O jogador não atravessa boa fase e teve atuações discretas nos últimos jogos. Ainda assim, foi dele o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Duque de Caxias, na última rodada, quando marcou de pênalti.

Fluminense: autor de três gols em cinco jogos pelo Campeonato Carioca, Rafael Sobis deve ganhar mais uma chance para provar que pode voltar a ser titular do Fluminense.

header o que eles disseram
Junior Cesar, lateral-esquerdo do Flamengo: “Nós temos que nos preocupar apenas em descansar e fazer um grande jogo no domingo. Clássico não tem favorito”.

Abel Braga, técnico do Fluminense:Sabemos a importância do Fla-Flu e a torcida pode, e deve, comparecer para nos apoiar. Quem entrar em campo dará o seu melhor pelo Fluminense. Tem até jogador que já veio me dizer que está inteiro, que quer jogar… Mas sabemos bem o que fazer. Na quarta-feira, contra o Zamora, teremos um jogo difícil e precisamos fazer o dever de casa. Mas não podemos deixar o clássico nos atrapalhar.
header números e curiosidades

* Na história dos Campeonatos Cariocas, Fluminense e Flamengo já se enfrentaram em 237 jogos, com 84 vitórias do Fla, 79 empates e 74 triunfos do Flu.

* O confronto recente entre Flamengo e Fluminense apresenta vantagem rubro-negra. De 2000 para cá, computando todas as competições, houve 47 Fla-Flus, com 18 vitórias do Flamengo, 16 empates e 13 triunfos do Tricolor.

* O primeiro Fla x Flu da história aconteceu dia 07/07/1912 e terminou com vitória tricolor por 3 a 2 em partida válida pelo Campeonato Carioca e disputada no Estádio das Laranjeiras. Cerca de 800 pessoas assistiram a este duelo. O atacante Edward Calvert do Fluminense foi o autor do primeiro gol da história dos Fla-Flus. Em 2012, portanto, o confronto completa 100 anos de existência. Já a primeira vitória do Flamengo aconteceu no 2º turno do Campeonato Carioca de 1912. No dia 27/10/12, o Fla goleou o Flu por 4 a 0 nas Laranjeiras.

* Fluminense e Flamengo já decidiram nove vezes o estadual. Neste item, a vantagem é tricolor, que conquistou o título em seis oportunidades (36/41/69/73/84/95), contra três triunfos do Fla (63/72/91). Flu e Fla são os maiores vencedores na história do Campeonato Carioca (32 conquistas rubro-negras e 30 conquistas tricolores).

header último confronto v2 (Foto: arte esporte)
No último confronto entre Flamengo e Fluminense, vitória rubro-negra por 3 a 2, no Engenhão, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2012.
O Tricolor vencia por 2 a 1 até os minutos finais, quando o argentino Botinnelli marcou dois belos gols e virou a partida. No fim, muita reclamação da arbitragem por parte dos jogadores comandados por Abel Braga.
Globoesporte.com

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627