PRF reforça operação nas BRs por causa dos festejos juninos e férias

Publicado em domingo, junho 19, 2011 ·


prfCom a proximidade das férias escolares e o período junino, a atenção nas estradas deve ser redobrada. É quando a máxima ‘dirigir por si mesmo e pelos outros’ ganha ainda mais sentido. Isso porque ninguém sabe se o motorista do carro ao lado está respeitando as normas de trânsito. Para isso, as fiscalizações com bafômetros são intensificadas nas rodovias. A operação ‘São João’ começou na última segunda-feira e só termina no dia 27 de junho.

O objetivo da operação é reduzir os números de acidentes e combater a criminalidade nas rodovias federais durante o período junino. O reforço será maior nos pontos de maior fluxo de veículos, onde há realização de festas de São João, como Campina Grande, Bananeiras e cidades do Sertão, a exemplo de Patos e Santa Luzia. A PRF estima que o fluxo de veículos saindo de João Pessoa aumente 40% em direção ao interior. O alerta também vale para a chegada de turistas de outros Estados.

Nesse período, serão utilizados 30 aparelhos de etilômetro com capacidade de realizar mais de 20 mil testes do bafômetro e punir condutores que consumiram bebidas alcoólicas. A velocidade também ser controlada com dois aparelhos de radar fotográfico, capaz de detectar até dois veículos por segundo em velocidade acima da permitida.

Além das viaturas operacionais, a PRF vai contar com ambulâncias resgates e motocicletas. As escalas de serviço terão apoio de policiais da área administrativa. Na operação ‘São João’ do ano passado foram registrados  190 acidentes com 104 feridos e nove pessoas mortas. Em 2009, foram 123 acidentes com 94 mortes. O resultado parcial da operação deste ano ainda não foi divulgada pela PRF.

De acordo com o inspetor José Aurivan, da 2ª DPRF, mesmo que o condutor recuse submissão ao teste do bafômetro, é enquadrado na Lei Seca, com base no artigo 5º, §3º, da Lei 11.705/08, aplicando-se sanções administrativas de multa, pontos e recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por até 24 meses.

Valéria Sinésio
Do Jornal da Paraíba

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627