Presidente da ANA garante a Hugo Motta liberação de mais água aos agricultores da PB

Publicado em terça-feira, outubro 8, 2013 ·

anaConforme prometido na última reunião com os agricultores, no município de Pombal, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) esteve em audiência, na manhã desta terça-feira (8), com o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Guillo, solicitando flexibilização na liberação de água para irrigação, uma vez que, através de uma determinação da Agência sua utilização ficou restrita para apenas um dia na semana, comprometendo todas as plantações.

O parlamentar explicou que a estiagem tem castigado muito, principalmente o Sertão do estado, e entende que racionalizar a água se faz necessário para garantir que futuramente não falte pelo menos ao consumo humano, mas que a drástica restrição de utilização para a irrigação acarretará sérios danos para os produtores rurais da região. “Mais de cinquenta por cento do gado já foi dizimado em virtude da seca.

A esperança desses produtores está no plantio e a redução da liberação da água para apenas um dia vai comprometer drasticamente”, explicou. Hugo Motta levou todas as reivindicações apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pombal, inclusive entregou a proposta de viabilização do uso de água para Vicente Guillo. Primeiramente, Vicente esclareceu que a ANA vem cumprindo exatamente o que o marco regulatório estabelece e não está havendo liberação de água para o açude de Assú no estado do Rio Grande do Norte.

“O que na verdade acontece é a existência de um marco regulatório de 2007 estabelecendo a liberação da vazão de 1 m³/s do reservatório de Coremas para o Rio Grande do Norte e o mesmo não está conseguindo atender nem os municípios como por exemplo o de Jucurutu que está sem água até para o consumo humano”, afirmou Vicente.

O presidente da ANA disse ainda que parlamentares do Rio Grande do Norte têm pressionado para que seja liberada mais água de Coremas para o Estado e a agência tem seguido a risca o que determina o marco regulatório. Em relação a restrição vigente, Vicente explicou que as medidas adotadas foram em virtude das análises técnicas e na prevenção de que não falte água para o consumo humano, como já está acontecendo em Jucurutu, que se fez necessário restringir.

Sensibilizado com a situação apresentada por Hugo Motta, Vicente Guillo de imediato anunciou que vai flexibilizar a restrição da utilização de água para irrigação, aumentando para três dias por semana. Mas adiantou que essa flexibilização será monitorada pelos técnicos e se constatar que os produtores não estão cumprindo as determinações e esteja havendo desperdício de água, voltará ser adotada a restrição para apenas um dia.

Hugo Motta comemorou o resultado da audiência e afirmou que já está sendo viabilizada a ida do presidente à Pombal para se reunir com os produtores rurais e prestar maiores esclarecimentos. Estiveram presentes também na reunião a deputada federal Nilda Gondim e o corpo técnico da ANA.

MaisPB com Assessoria 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627