Presidente da Aduepb proferiu palestra na Universidade do Rio Grande do Norte sobre autonomia financeira

Publicado em quinta-feira, junho 30, 2011 ·

andrade_em_rrn1O presidente da ADUEPB, José Cristovão de Andrade proferiu palestra sobre Au8tonomia Financeira e Ação Sindical no dia 28 de junho na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. O Professor relatou as experiências e conquistas da Autonomia Financeira da UEPB, apresentando como elo maior, a luta da comunidade universitária que, além da Lei, a UEPB pôde contabilizar grandes avanços como: Melhoria do Orçamento e da estrutura física; política salarial e definição do PCCR; Expansão do Ensino Superior com novos Campi e mais cursos; Concurso Público; Melhoria de verbas para Assistência Estudantil; Aumento dos Cursos da Pós-Graduação e das atividades de pesquisa e extensão. No debate, as intervenções foram relacionadas à Democracia Interna, ao Orçamento Participativo, Articulação e Negociações no processo de elaboração da Lei; Posição da Reitoria e do Governo do Estado sobre a luta da Autonomia.

Durante o evento, os docentes apresentaram os motivos da GREVE como: as dificuldades enfrentadas pela UERN e a morosidade de garantir uma Lei que possibilite os avanços necessários para consolidação e fortalecimento da universidade. Após as diversas falas, o Professor Andrade apresentou como eixos centrais para garantia de uma Autonomia Financeira: Orçamento digno que possibilite a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão tendo como fonte as Receitas Correntes Liquídas-RCL do Estado; Política Salarial justa para Docentes e Técnico-Administrativos; garantia de Política de Assistência Estudantil, definição de uma política de expansão do ensino superior com critérios discutidos pela comunidade universitária e maior envolvimento da universidade com a melhoria de vida do povo e da educação do Estado.

A ADUEPB encaminhará nota de solidariedade ao movimento docente e solicitará da Governadora Rosalba Ciarlini a negociação urgente com o movimento.

O professor Andrade saudou os presentes e desejou sucesso na luta que a ADUERN vem travando em defesa da universidade e dos direitos e conquistas dos docentes.

A UERN está em greve desde o final de abril e reivindica o fim dos cortes de verbas através do contingenciamento financeiro pelo Governo do Estado e morosidade da negociação salarial. O Sindicato reivindica um novo piso salarial para os docentes. Esse movimento grevista está acontecendo em quase todas as universidades estaduais do nordeste e do sul do país. Em fevereiro o professor Andrade também proferiu essa mesma temática da autonomia financeira, na Universidade Estadual Nova Fluminense-UENF na Cidade de Campos no Rio de Janeiro.

Assessoria

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627