Prefeito pode perder mandato por causa de vinho

Publicado em sexta-feira, junho 10, 2011 ·

vinho-4-edna-medici-duas-tacasO Ministério Público do Pará pediu à Justiça a suspensão dos direitos políticos do prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), por ele ter enviado 250 garrafas de vinho importado a autoridades públicas no Natal de 2010.

A ação civil diz que os presentes custaram R$ 7 mil, pagos com recursos públicos e encaminhados pelo cerimonial da prefeitura a promotores do Ministério Público, desembargadores do Tribunal de Justiça e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e de municípios.

A Promotoria diz que o prefeito poderia justificar que foi motivado “por um inocente sentimento natalino”, mas lembra que as autoridades presenteadas são responsáveis pelo controle de atos públicos. Também diz que o fato “sugere a total improbidade e imoralidade do ato de mimoseá-las”.

A ação diz que o gerente da empresa vendedora dos vinhos contou em depoimento que a compra foi feita por um funcionário de uma agência publicitária que presta serviços à Prefeitura. O comprador deu dados da administração e a nota fiscal foi emitida em nome do gabinete.

A Promotoria recebeu a lista de quem ganharia o presente, com um cartão de “sinceros votos” do prefeito.

Segundo o promotor Nelson Medrado, um dos autores da ação, o Ministério Público não conseguiu devolver as garrafas, que serão enviadas à Justiça, como provas.

A Prefeitura de Belém diz que “em nenhum momento houve compra de bebida alcoólica com recurso público para presentear quem quer que seja” e que as garrafas foram enviadas pela agência I9 Mais Comunicação, que atua para a administração pública e faz o “fortalecimento da imagem pessoal” de Costa.

E acrescenta que o serviço representava “a pessoa Duciomar”, e não o prefeito.

A agência alega que a iniciativa foi uma cortesia ao cliente, paga pela empresa e sem aprovação do prefeito, e a nota fiscal foi emitida “equivocadamente” em nome da prefeitura.

Folha

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627