Posse da Nova Diretoria do SINTEFPB será nesta sexta-feira

Publicado em sexta-feira, dezembro 2, 2011 ·


fachada_IFPB_fabianavelosoO processo eleitoral no Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEFPB) para o biênio 2012 e 2013 foi, basicamente, concluído no dia 30. Dos 980 filiados aptos a votar, 334 votos foram favoráveis a chapa única estadual “Compromisso e Luta”. A eleição obteve ainda 69 votos brancos e 53 votos nulos, formando um total de 456 votantes. A posse da nova diretoria será neste dia 2, às 19h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em João Pessoa.

Dos nove campi, sete aconteceram as eleições municipais e estadual para escolha das suas diretorias e conselhos fiscais. No entanto, em Campina Grande e Picuí, após Assembléia Extraordinária, foi aprovado a não realização da eleição na data anteriormente marcada. As duas plenárias, optaram pela realização da eleição no dia 7 de dezembro, atendendo apelo da chapa impugnada “Mudando o Compasso”, que argumenta não ter havido a devida oportunidade de participação no pleito para a chapa opositora.

Um dos membros da chapa “Mudando o Compasso”, Stênio Farias, diz que a eleição teria sido realmente democrática se a chapa do seu grupo tivesse obtido a homologação. Para isso, no entanto, ele acredita que deva haver uma mudança no Estatuto do Sindicato para uma real oportunidade nas concorrências. E informa que a chapa “Mudando o Compasso” entrou com recurso na Justiça Comum pedindo uma revisão na decisão, pois acredita ter havido um entendimento equivocado da comissão eleitoral sobre a questão.

Ilton Barbacena, presidente da Comissão Eleitoral, argumenta que foram dadas todas as oportunidades apresentadas no Estatuto às chapas inscritas e que, no entanto, a chapa impugnada “Mudando o Compasso” não soube conduzir o recurso dentro do prazo regulamentar. Perdendo a oportunidade de fazer a troca do nome do membro irregular. O presidente da Comissão explica que a chapa “Mudando o Compasso” apresentava um de seus membros impedido de concorrer por, apresenta-se com Função Gratificada, contrariando o Estatuto da entidade. Motivo este que levou a chapa “Compromisso e Luta” a solicitar a impugnação da chapa concorrente. E não havendo a alteração do nome do membro irregular, a comissão acatou o pedido da chapa “Compromisso e Luta” e a diretoria do Sindicato manteve a decisão.

Arilde Alves, coordenador geral da entidade e líder nas votações para o conselho fiscal com 117 votos, avalia o resultado da eleição como positiva. De acordo com Arilde, 73% de votos favoráveis a chapa “Compromisso e Luta” garante legitimidade a eleição.  Ele observa que os números, mesmo com os votos nulos e brancos, são ainda mais representativos que os da eleição passada.

A atual coordenadora geral do SINTEFPB e eleita para o Conselho Fiscal, Conceição Castro, diz que o resultado das eleições comprovam o reconhecimento do trabalho da Diretoria do Sindicato e aproveita para agradecer os votos.

Os resultados das Eleições Municipais para os coordenadores regionais nos campi de Cabedelo, Cajazeiras, Sousa, Monteiro; Princesa Isabel e Patos ainda serão divulgados pela comissão eleitoral.

Segundo Crisvalter Medeiros, membro da nova diretoria, o grupo eleito cumprirá as bandeiras de luta apresentadas durante a campanha, tais como: priorizar a luta por uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade; fortalece a luta pela reestruturação das Carreiras Técnico-Administrativa e Docente; combater qualquer tentativa de flexibilização ou desregulamentação de direitos que cause dano aos servidores; primar pelo equilíbrio das finanças do SINTEFPB, aprimorando os instrumentos de transparência; ampliar os espaços de formação política e pedagógica dos servidores; lutar permanentemente pela transparência e democratização no IFPB, entre outras.

A solenidade de Posse da nova diretoria será no dia 2 de dezembro (amanhã), às 19h, no Auditório Professor José Marques, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em João Pessoa. O evento terá a presença dos representantes da instituição, bem como lideranças sindicais.

A nova diretoria é composta por Adriano F. de Melo (Princesa Isabel), Alexsandro D. Medeiros ( João Pessoa),  Angélica L. Ferreira (João Pessoa),  Crisvalter Medeiros (João Pessoa), Diego Vilar ( Cabedelo), Dimas Brasileiro ( Monteiro), Emerson Lunguinho ( Cajazeiras), Everaldo Souto (Monteiro), Francisco Chaves (João Pessoa), Iramirton Alves  (Sousa), Ítalo Batista( Picuí), José Ferreira ( Cabedelo) , Rômulo Gondim  (João Pessoa) , Júlio Zinga (João Pessoa), Pedro Lima (Sousa), Philipe Augustus (Cajazeiras), Raimundo Nonato  (João Pessoa),  Ramon Leon (Princesa Isabel,) Vania Medeiros ( João Pessoa)  e Wolhfagon Costa (João Pessoa).

Fabiana Veloso para o Focando a Notícia


Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627