Portal facilita entendimento sobre gastos de dinheiro público

Publicado em sábado, setembro 28, 2013 ·

orçamentopublicoNeste sábado, 28 de setembro, 130 organizações em mais de 60 países comemoram o Dia de Ação Mundial pela Transparência Orçamentária. No Brasil, entidades como o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Instituto Mais Democracia compõem o Movimento Global de Transparência Orçamentária.

Como parte da campanha pela transparência, o Inesc, instituição que trabalha há mais de 20 anos com análise orçamentária, lançou recentemente, em parceria com a Open Knowledge Foundation Brasil – Rede pelo Conhecimento Livre (OKF), a ferramenta Orçamento Público ao Seu Alcance, que monitora em tempo real a execução dos recursos orçamentários brasileiros em todas as áreas.

A página dispõe de informações orçamentárias acessíveis a população e organizações da sociedade civil. Para manter atualizações mensais ao longo do ano sobre o desembolso financeiro dos órgãos públicos, a página usa dados orçamentários extraídos do Siga Brasil (portal orçamentário do Senado), e traduz e simplifica-os por meio da ferramenta OpenSpending desenvolvida pela OKF.

O objetivo é que os brasileiros entendam melhor como são feitos os gastos do dinheiro público, para isso, as informações expostas focam na subutilização do orçamento, dividindo os resultados em três tabelas: o orçamento autorizado, o não executado e os pagamentos subdivididos entre cada função ou subfunção do governo por meio de uma caixa de buscas.Dessa forma, o portal viabiliza o entendimento de onde e de que forma os recursos públicos estão sendo aplicados.

 

Adital

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627