orçamento

Por que você já deve se preocupar com a volta às aulas?

Publicado em sexta-feira, dezembro 20, 2019 ·

Entenda como a volta às aulas pode impactar o seu orçamento

A época de final de ano é corrida para todo mundo, até mesmo para quem é super organizado esse é um período de correria e confusão financeira. Por conta disso, muitas pessoas estabelecem metas para o ano seguinte.

Certamente, economizar em 2020 será uma das metas mais populares entre os brasileiros. Não só por conta da crise financeira, mas também pela época propícia para pensar em gastar menos. As pessoas costumam começar um novo ano pensando em como fazer o dinheiro render mais.

É possível economizar antes do final do ano?

Economizar sempre é possível, principalmente em dezembro, quando tudo parece ser um convite às compras. Para evitar desperdiçar dinheiro em itens desnecessários é necessário ter e manter um planejamento.

Como dezembro e janeiro são meses com muitos gastos – Natal, ano novo, IPVA, IPTU – é indispensável que se faça uma lista com as prioridades. Pode parecer besteira, mas colocar na ponta do lápis o nome de cada familiar que irá receber um presente ou quais os itens que deverá comprar para a ceia de ano novo podem te fazer economizar bastante dinheiro.

Listar detalhadamente tudo o que você tem a intenção de comprar te ajuda a não ser pego de surpresa com a fatura do cartão.

Um bom planejamento inclui o preço dos itens, mesmo que aproximado. Outro ponto essencial é: não fugir da lista feita. Muita gente se perde na hora de comprar presentes ou durante uma ida ao supermercado e sai do planejado, o que com certeza vai impactar negativamente em uma tentativa de economia.

Organize todos os gastos

Para evitar surpresas desagradáveis e gastos desnecessários, só existe uma palavra: organização. Além da lista dos presentes e dos itens da ceia, olhe mais atentamente para todos os pagamentos que deverão ser realizados nos meses de dezembro e janeiro.

Pode parecer um super planejamento, mas isso só acontece porque são muitos os gastos que ocorrem durante esses meses. Presentes, ceia, impostos, férias e a organização para a volta às aulas: cenário de caos financeiro. Para evitar perder dinheiro, a solução é se organizar.

Assim como fez com as lembrancinhas de natal, faça com tudo que pretende pagar durante esse período. Se puder, antecipe algumas compras e pagamentos. A chegada do décimo terceiro salário pode ajudar bastante, se for bem utilizado.

Muita gente acaba desperdiçando essa oportunidade de colocar as contas em dia e começa o ano com algumas dívidas. Para evitar esse tipo de situação é importante saber no que gastar esse dinheiro a mais.

Por que antecipar pagamentos é uma boa escolha?

Quando recebemos o décimo terceiro salário, normalmente, nos encontramos em uma situação financeira bastante confusa.

Nessa hora, é preciso calma para seguir o planejamento realizado anteriormente. É ideal que essa organização de gastos seja feita antes da chegada do salário, para evitar pequenas compras ou possíveis descontroles.

Separe o dinheiro dos impostos

Apesar de os impostos serem somente em janeiro e não haver a possibilidade de serem pagos antecipadamente, é interessante separar o dinheiro que será gasto nos mesmos. É possível prever o valor do IPVA e IPTU e, dessa forma, reservar o necessário para quitar essas dívidas importantes no começo do ano.

Pague as férias com antecedência

Viajar em janeiro é realidade para muitas famílias brasileiras. O período de férias escolares e pleno verão é propício para esse tipo de atividade. Apesar de ser um momento de descanso, viajar custa dinheiro.

Uma boa alternativa para não ficar no vermelho durante esse mês tão conturbado é pagar as férias da maneira antecipada.

Ao comprar as passagens ou reservar o hotel, por exemplo, faça o pagamento desses itens antes da data programada para a viagem. Assim, você não terá que se preocupar com a fatura do cartão em um mês com tantos gastos.

Antecipe as compras de material escolar

Pode parecer estranho, mas se preparar para o início de 2020 significa pensar em todos os possíveis gastos em dezembro e janeiro. Assim, além do pagamento dos impostos no início de janeiro, no final do mês já é hora de se preocupar com a volta às aulas.

Dessa forma, por que não se antecipar e economizar? Ao se programar para comprar no início de janeiro, ou até mesmo em dezembro, a maior parte do material necessário para o ano letivo de 2020 é possível economizar.

Isso ocorre porque as papelarias e livrarias ainda não reajustaram os preços dos itens e ainda não deram início na campanha de volta às aulas. Além disso, é pouco provável que produtos muito requisitados estejam esgotados, o que normalmente acontece no final de janeiro.

Dessa maneira, é possível observar que a chave para não perder o controle sobre as contas e evitar gastos desnecessário é organização. Antecipar o máximo de pagamentos possíveis também pode ajudar bastante na economia, como no caso do material escolar, que pode evitar muita dor de cabeça no início do ano.

Assessoria

 

 

Comentários

Tags : ,

REDES SOCIAIS
















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627