animal de estimação

Por que os gatos precisam de arranhadores

Publicado em terça-feira, Fevereiro 19, 2019 ·

O arranhador para gatos pode ser considerado um item importante para quem possui este animal de estimação. Toda animal precisa manter-se ativo, e desde filhotes, os pets buscam objetos para desenvolver seus instintos.

Quem possui um companheiro felino sabe que, independentemente do carinho e cuidado que recebem em casa, o bichanos são independentes  e nunca perdem alguns detalhes de seus instintos selvagens.

Um desses instintos, envolve a prática de arranhar objetos, e para evitar que eles acabem estragando alguns móveis dentro de casa, o melhor é providenciar um bom arranhador.

Entenda, no texto abaixo, porque os gatos arranham e como escolher o melhor arranhador para seu companheiro de quatro patas.

Importância dos arranhadores para os gatos

Ainda na natureza, os felinos possuem o hábito de arranhar pedras e troncos para marcar o território. Isto é possível, pois os pets possuem glândulas odoríferas nas patas que deixam o cheiro no local.

Já com os bichos domesticados, este processo pode ser visto como uma forma de relaxamento e alongamento dos músculos. Além do que, pode ser vista como uma forma de chamar atenção do seu dono.

Portanto, podemos classificar este comportamento em algumas ações como:

Com o uso do objeto, o animal poderá manter o hábito de arranhar, evitando o estresse, além de se exercitar e lixar as unhas. Tudo isso, sem a necessidade de danificar os objetos ou móveis da casa.

Como usar o arranhador para gatos

A maior parte dos gatos aprendem a usar sozinho o arranhador, pois este processo é um ato instintivo. No entanto, alguns felinos precisam de ajuda, e com alguns passos, é fácil fazer que o seu animalzinho se acostume.

De início, defina o local. Como opção, vale colocar próximo ao móvel ou objeto que ele goste de arranhar. A ideia é que o item esteja em um espaço de fácil acesso ao bichano mas longe de movimentação de pessoas, para evitar estressar o gato em seu momento de lazer.

Uma forma de incentivar o uso, é deixar que a peça tenha um acessório que chame atenção, como bola, um espanador ou até um ratinho pendurado.

Quais são os melhores tipos de arranhadores?

Na hora de comprar o arranhador, observe objetos que seu gato já tenha arranhado. Se ele tiver arranhado na vertical, opte por um arranhador em formato de poste, mas se for na horizontal, prefira os com estilo de tapetinho.

Na dúvida, escolha um na vertical, em estilo poste. Esse costuma ser a preferência dos bichanos, pois podem se alongar com bastante conforto.

Mas além deste detalhe, na hora de posicionar a peça, escolha um objeto que tenha uma base rígida e grande. A ideia é que o item não se mexa, pois se isto acontecer o gato vai ficar inseguro e vai recusar.

Por fim, depois de escolher um arranhador, procure a peça com uma textura diferenciada. Se o seu animal gosta de arranhar o carpete da sala, procure por um neste estilo, por exemplo. Outros tipos de texturas interessante são os papelões ondulados e os de tecidos.

Depois de definir o tipo de arranhador, se for possível, compre mais de um e divida entre os pontos favoritos do animal na sua casa. Caso você tenha mais de um gatinho em casa, é melhor para evitar disputas.

Com estes passos, procure incentivar o animal a usar o objeto, passando suas patinhas ou com um spray de feromônio. De qualquer modo, tenha paciência e não deixe de encorajar o animal e se for preciso, corrija de forma delicada quando arranhar outro objeto da casa.

Victor Alencar

Gear SEO

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627