População de Areia (PB) é beneficiada com início dos serviços do SAMU regionalizado

Publicado em segunda-feira, Janeiro 30, 2012 ·



O inicio de 2012, esta sendo marcante para população areiense e para a administração “Compromisso com o Povo” do prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr. Elsinho, pois alem de realizar a entregar de 10 veículos novos e que já estão a disposição das Secretarias de Saúde e Educação, a administração do município, através da Secretaria de Saúde, também deu inicio na ultima terça feira 23, aos trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regionalizado.

Os serviços do SAMU Regionalizado na cidade de Areia estavam previsto para ter inicio no ultimo dia 19 de dezembro de 2011, mas entraves burocráticos e a necessidade da realização de uma ultima vistoria por parte do município regulador, fez com que os serviços do SAMU Regionalizado só fosse iniciados nesse dia 23 de janeiro.

“E com a maior satisfação que estamos implantando a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências no nosso município, avançando na construção do SUS, tendo como diretrizes a universalidade, a integralidade, descentralização e a participação social, ao lado da humanização a que todo cidadão tem direito”. Disse Maria do Carmo Santos (Dona Carmita), Secretária de Saúde do Município de Areia.

Ainda segundo a Secretária, a implantação dos Serviços do SAMU Regionalizado em Areia é uma vitoria da população e fruto do trabalho conjunto da Secretária municipal de Saúde e do prefeito Elson da Cunha Lima Filho- Dr Elsinho, em parceria com o Governo do Estado e do Governo Federal.

No município de Areia, o serviço do SAMU Regionalizado, funcionará com uma equipe básica, contado com Motorista Socorrista, Técnico em Enfermagem e Enfermeiras. Todos esses profissionais passaram por diversos treinamentos e cursos de capacitação, sendo muitos deles ministrados por profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da cidade de Campina Grande, inclusive com os profissionais da cidade de Areia acompanhando os profissionais do SAMU de Campina Grande em atendimentos de casos de Urgências e Emergências ocorridos na cidade Rainha da Borborema, aprendendo na pratica as dificuldades do serviço.

O SAMU realiza o atendimento de Urgência e Emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias publicas. As centrais de regulação são de suma importância para o êxito do atendimento do SAMU Regionalizado. A solicitação do serviço é feita através de ligação gratuita para o numero 192, a ligação é atendida por um técnico, que identifica a chamada é repassa para o medico regulador, que faz um diagnostico da situação e orienta o paciente ou solicitante no outro lado da linha a realizar determinadas ações. Com as informações repassadas pela pessoa que solicita o serviço do SAMU, o medico regulador avalia a situação e decide se o atendimento deve ser feito por uma unidade básica ou uma unidade avançada do serviço. O serviço do SAMU visa melhorar um dos problemas crônicos do serviço de saúde no Brasil e que diz respeito a lentidão no atendimento em casos de Urgência e Emergência.

No caso de Areia, o município regulador dos serviços do SAMU Regionalizado é  Campina Grande, não cabendo a Secretaria de Saúde de Areia, ao prefeito ou a qualquer outro agente político, o poder de determinar o deslocamento da unidade móvel do SAMU e seus profissionais. A solicitação dos serviços só será feita através do numero 192 e só após a autorização da central de regulação é que o deslocamento da equipe para a prestação de socorro será permitida.

De inicio o serviço do SAMU Regionalizado de Areia será disponibilizado apenas para a zona urbana, pois Areia e os demais municípios aguardam a chegada dos rádios comunicadores, que serão disponibilizados pelo Governo do Estado e que possibilitará que o serviço do SAMU também seja disponibilizado para o atendimento de pacientes também na zona rural. Por enquanto a comunicação entre central de regulação e SAMU Regionalizado de Areia esta sendo feito via celular, mas o tronco 192 já esta disponível para a população.

Para tentar coibir a realização de trotes, pratica que atrapalha não só os serviços realizados pelo SAMU, mas também a prestação de outros serviços essências para sociedade, como bombeiros e polícia, os profissionais do SAMU de Areia irão visitar as escolas municipais, estaduais e particulares e outras instituições da cidade, para repassar aos alunos orientações e repassar as informações sobre os transtornos que são acarretados devidos as realizações dos trotes.

Os trabalhos que serão realizados pela equipe nas escolas, prevê a realização de palestras educativas, que terão como principal objetivo enriquecer as relações entre a equipe e a sociedade, motivando a comunidade a colaborar com os serviços e fortalecendo os laços de relacionamento do servidor, com o trabalho e a comunidade. Os trabalhos educativos do SAMU de Areia serão Coordenados pelas enfermeiras Carol e Girlene.

A Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU Regionalizado de Areia é composta por:

Girlene Cardoso Trajano da Silva- Enfermeira Coordenadora

Carolina Darcy Maranhão Tavares de Melo- Enfermeira

Clarice Kelly de Oliveira Lima- Técnica de Enfermagem

Ivamberta Conceição Alves da Silva- Técnica de Enfermagem

Liliane de Fátima da Silva- Técnica de Enfermagem

Maria Ligia Alexandre- Técnica de Enfermagem

Andrey da Silva Freitas- Motorista Socorrista

Paulo Cezar da Silva- Motorista Socorrista

Rômulo da Costa Nascimento- Motorista Socorrista

Marcos da Silva Chaves- Motorista Socorrista

Nelson Almeida para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627