População areiense realiza protesto contra descaso da Cagepa

Publicado em quinta-feira, julho 21, 2011 ·



areia1A População da Histórica cidade de Areia, Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, primeira cidade no Estado a receber esse titulo e que esta semana deveria esta realizando a abertura da Rota Cultural “Caminhos do Frio” e que sempre esta recebendo a visita de turistas de toda a Paraíba, de todo Nordeste e de todo Brasil, esta preparando para esta sexta feira 22, um dia de protesto, contra o desserviço e o tratamento humilhante, dispensado pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA), a toda população areiense.

Areia conta com os mananciais de Mazagão, Vaca Brava, Rio do Canto e Saulo Maia. O reservatório e Estação de tratamento do Rio do Canto esta praticamente desativada, pois foi invadida por uma enxurrada, o que danificou os equipamentos. O Reservatório Vaca Brava, nunca serviu para a população areiense, atendendo outras cidades da região, como Remigio, Esperança e no passado uma parte de Campina Grande. O Reservatório de Mazagão é o único que atende a população areiense, que hoje esta estimada em cerca de 26 mil habitantes, segundo informações, esse reservatório não seria suficiente para abastecer o município e para piorar a situação, os equipamentos apresentam-se sucateados, apresentando constantes defeitos e os serviços de recuperação já não estão mais surtindo efeito.

O reservatório de Saulo Maia, que foi construído pela prefeitura municipal de Areia e esta concluído desde final do ano passado e que para uns apresenta 5 milhões de metros cúbicos e para outros 15milhoes de metros cúbicos de água, com a construção de sua adutora, somando-se a serviços de melhorias na rede de distribuição resolveria definitivamente o problema de abastecimento d’água da cidade.

Durante o período de estiagem, o Reservatório de Saulo Maia garantiu o abastecimento d’água de diversas cidades da região, através de carros pipa, enquanto isso a população areiense, se via frustrada, pois os caminhões começavam a circular ainda na madrugada, levando o liquido precioso oriundo do município, para atender as necessidades dos demais irmãos brejeiros, por outro lado a população areiense passava a mesma aflição das demais cidades, pois não tinha o liquido precioso jorrando em suas torneiras

Superado o período de estiagem, os demais municípios da região, não reclamam mais da interrupção do abastecimento d’água, mas Areia vivencia os mesmos problemas do período em que as chuvas eram escassas, nesse momento a quase 10 dias a cidade se encontra com seu abastecimento interrompido, mas nesse exato momento todos os reservatórios se apresentam sangrando, a água esta sendo desperdiçada e a população não vê a mesma jorrar em suas torneiras. A população areiense ainda tem que se ver com os buracos abertos pela CAGEPA nas diversas ruas da cidade, com serviço de esgotamento sanitário executado de forma péssima, problemas que só trazem dor de cabeça para a população areiense.

As justificativas dadas por essa sucessiva falta d’água na cidade de Areia, sem explicação aparente já foram varias: falta de produtos químicos para a devida purificação d’água, (segundo usuários); quebra de equipamentos, (essa já abusou); interrupção de fornecimento de energia e entupimento de canos.

Por esses e outros motivos, a população areiense as 16:00h, percorrerá as principais ruas da cidade, na próxima sexta feira, com destino a sede municipal da CAGEPA, munidos de caçarolas, caldeirões, baldes, latas, faixas e carro de som, contando com a presença de lideranças políticas da região, sindicalistas, a comunidade estudantil, universitários, representantes dos trabalhadores da própria CAGEPA, com cobertura de emissoras de radio e de TV, fazendo com que toda a região e a Paraíba tome conhecimento do tratamento humilhante dispensado pela CAGEPA a população areiense. O intuito da manifestação é sensibilizar o presidente da CAGEPA e o Governador Ricardo Coutinho, para que inclua a construção da adutora da barragem de Saulo Maia nos projetos que visam a construção de adutoras em todo o estado, que os equipamento que apresentam defeito na subestação de Mazagão sejam substituídos, que toda a rede de distribuição da cidade seja substituída, pois já se encontra ultrapassada e que a estação do Rio do Canto seja recuperada.

obs: A manifestação esta marcada para a proxima sexta feira, é uma iniciativa da populção areiense, que contará com a presença de lideranças e pessoas de outros municipio, e que tambem estão insatisfeitos com os serviços prestados pela CAGEPA. A população areiense se sentirá horanda com a presença desse conceituado veiculo de comunicação fazendo a cobertura dessa manifestação,que será marcada pelo repeito e pela ordem. sem mais para o momento atenciosamente agradece a população areiense.

Nelson Almeida para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627