Poluição deixa Pequim imprópria para viver, aponta estudo

Publicado em quinta-feira, Fevereiro 13, 2014 ·

ChinaPequim, capital chinesa, ficou em penúltimo lugar em uma avaliação sobre a qualidade ambiental, que analisou 40 cidades globais. O município, um dos mais importantes da China, foi considerado “impróprio para viver”, como informou hoje (13) a imprensa oficial do país. As cidades chinesas de Hong Kong e Xangai aparecem no 34º e 36ºlugares, respectivamente.

No levantamento, feito pela Academia de Ciências Sociais de Xangai, a capital chinesa é ultrapassada apenas por Moscou. “A grave poluição do ar tornou Pequim imprópria para viver”, diz o relatório, citado pelo Diário de Xangai.

Durante a manhã de hoje, indicadores sobre a qualidade do ar na capital chinesa estavam no nível considerado “altamente poluído”, com a densidade de partículas seis vezes maior do que o máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Devido aos alarmantes índices de poluição, o governo chinês anunciou que vai encerrar 300 fábricas ainda neste ano, como uma tentativa de “melhorar a qualidade do ar na cidade”. A lista das fábricas será publicada até o fim de abril, como adiantou a agência de notícias oficial chinesa.

O plano para combater a poluição em Pequim prevê ainda que indústrias com grande consumo de energia, como de cimento e siderúrgica, encontrarão barreiras para terem sua operação aprovada pelos municípios. “Manufaturas de mão de obra intensiva também não serão uma opção para o desenvolvimento da cidade”, defende o texto do plano.

Estocolmo, na Suécia, Viena, na Áustria e Zurique, na Suíça, ocupam os três primeiros lugares na pesquisa, com as melhores avaliações da qualidade ambiental. Quanto à tolerância social, Pequim e Xangai estão entre as dez primeiras e quanto atração e estabilidade do mercado financeiro, entre as 20 primeiras.

 

 

Da Rede Brasil Atual

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627