PMJP promove seminário e reúne 53 municípios paraibanos

Publicado em segunda-feira, novembro 26, 2012 ·

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), promove o VI Seminário de Educação Inclusiva: Direito à adversidade, voltado aos gestores e educadores da rede municipal da Paraíba. O evento começa nesta segunda-feira (26) e segue até sexta-feira (30), na Associação dos Plantadores de Cana (Asplan), no Centro da Capital.

O evento coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) terá a participação de representantes do setor de 53 municípios paraibanos.

A programação oferece desde palestras e debates de educadores que lidam com a temática e que irão socializar suas experiências educacionais e estratégias de enfretamento para garantir a presença desses alunos nas escolas regulares, até trabalhos e seminários em equipe.

O secretário de educação e cultura assegura que o seminário é uma grande oportunidade, mas é apenas o ponta pé inicial.

“É necessário, que esses gestores e educadores resignificassem suas idéias, atitudes e prática das relações sociais, tanto no âmbito político-administrativo, quanto no didático-pedagógico, no interior de suas escolas de origem, ao focalizarem esses alunos como sujeitos de direito e foco de toda ação educacional especializada”, concluiu Luíz Sousa Júnior.

Já coordenadora da educação especial da Sedec, Sandra Verônica, que desde 2003 está à frente do programa no Pólo de João Pessoa, esclarece que o alvo desse seminário é disseminar a política nacional de educação, na perspectiva da educação inclusiva.

“A idéia é que os participantes, após este processo formativo, possam se instrumentalizar para garantir uma organização escolar que favoreça a cada aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação o direito de acesso e permanência na rede de ensino de sua cidade de origem”.

Educação Especial
A PMJP por meio da Secretaria de Educação realiza um trabalho voltado para este público alvo, nas 95 escolas e 43 Centros de Referência em educação Infantil (Creis).

Atualmente na rede municipal de ensino existem 650 estudantes da educação especial matriculados e que tem a sua disposição, além do atendimento educacional especializado, vale transporte para aquele familiar levá-lo para atendimento psicopedagógico nas instituições conveniadas.

Programação

Segunda-feira (26/11)

8h – Credenciamento.

9h – Abertura, Execução do hino nacional e mensagem dos componentes da mesa.

9h30 – Coffee Break.

10h – Palestra: Política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva. Ministrante: Profª Denise Oliveira Alves.

12h – Almoço.

13h30 – Palestra: Direitos das pessoas com deficiência. Ministrante: Profª Denise Oliveira Alves.

15h45 – Intervalo.

16h – Debate.

18h – Conclusão das Atividades.

· Terça- feira (27/11)

8h – Palestra: Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Vera Lúcia Val Pimentel.

9h45 – Intervalo.

10h – Trabalhos em grupo.

11h – Apresentação das atividades.

12h – Almoço.

13h30 – Palestra: Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Vera Lúcia Val Pimentel.

15h45 – Intervalo.

16h – Debate.

18h – Conclusão das atividades.

· Quarta-feira (28/11)

8h – Palestra: Autismo/Inclusão escolar e Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Eliane Rodrigues Araújo.

9h45 – Intervalo.

10h – Trabalhos em grupo.

11h – Apresentação das atividades.

12h – Almoço.

13h30 – Palestra: Transtornos globais do desenvolvimento/Inclusão escolar e Atendimento educacional. Ministrante: Profª Eliane Rodrigues Araújo.

15h45 – Intervalo.

16h – Debate.

18h – Conclusão das atividades.

· Quinta-feira (29/11)

8h – Palestra: Altas habilidades / Superdotação. Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Drª Soraia Napoleão de Freitas.

9h45 – Intervalo.

10h – Continuação da palestra.

12h – Almoço.

13h30-Palestra: Altas habilidades /Superdotação. Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Drª Soraia Napoleão de Freitas.

15h45 – Intervalo.

16h – Debate.

18h – Conclusão das atividades.

· Sexta-feira (30/11)

8h – Palestra: O aluno com surdez e inclusão escolar. Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Vilma Gomes Sampaio.

9h45 – Intervalo.

10h – Continuação da palestra.

12h – Almoço.

13h30 – Palestra: O aluno com deficiência visual e inclusão escolar. Atendimento educacional especializado. Ministrante: Profª Vilma Gomes Sampaio.

16h – Coffee Break e encerramento.

Redação iParaíba com Secom/JP

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627