Piores times do segundo turno, Santos e Flamengo duelam na Vila

Publicado em quarta-feira, setembro 12, 2012 ·

Rafael vai tentar parar Ibson, que volta à Vila (Montagem: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Há quem considere Pelé, no Santos, e Zico, no Flamengo, os dois maiores camisas 10 da história do futebol nacional. O clássico interestadual já decidiu o Campeonato Brasileiro de 83, com título do Rubro-Negro. Em 2011, o duelo marcou o encontro de Neymar e Ronaldinho Gaúcho, hoje no Atlético-MG, na partida mais eletrizante da competição, com vitória carioca por 5 a 4. Também foi o jogo do gol do Prêmio Puskás, da Fifa, de mais bonito da temporada, para o craque santista. Toda a tradição deste embate, porém, ficará um pouco esquecida na partida desta quarta-feira, às 22h, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Com um passado de tantas glórias no currículo, Santos e Flamengo agora lutam para escapar do rótulo de pior time do segundo turno do Brasileirão. Considerando apenas a tabela do returno, o Peixe é o 18º colocado, ao lado do Atlético-GO, e o Fla segura a lanterna, na 20ª colocação. Em quatro partidas, cada equipe conquistou apenas um ponto.

Alento para os santistas é justamente a volta de Neymar e Arouca ao time. A dupla defendia a Seleção nos amistosos contra África do Sul e China, e retorna no momento em que a equipe começa a flertar perigosamente com a zona de rebaixamento, a cinco pontos de distância.

O Flamengo ainda ostenta mais números negativos. O time carioca tem o pior ataque do segundo turno, com dois gols marcados, e a defesa mais vazada, com nove bolas na rede, ao lado do Náutico.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h30m. A Rede Globo transmite a partida para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco (menos Caruaru), Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Piauí, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Amapá, além da cidade de Belo Horizonte (MG).

header as escalações 2

Santos: com as voltas de Neymar e Arouca, o técnico Muricy Ramalho novamente mudará a escalação. Há dúvida sobre se Juan retorna para a lateral esquerda, depois de ficar fora do San-São, ou se Léo permanece. Depois de cumprir suspensão automática, o zagueiro Bruno Rodrigo deve ser novidade na defesa. Em função da atuação ruim de Pato Rodriguez no clássico, quando foi substituído no intervalo, o comandante pode deixar o argentino no banco de reservas, e promover a entrada de Gerson Magrão. Com estas dúvidas, a provável escalação do Peixe será: Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo (Juan); Adriano, Arouca, Felipe Anderson e Pato Rodriguez (Gerson Magrão); Neymar e André.

Flamengo: Dorival Júnior vai usar a décima formação diferente na 12ª partida dele à frente do Rubro-Negro. O técnico não vai poder contar com o zagueiro González e o volante Cáceres, que estão nas seleções de Chile e Paraguai, nem com Airton, vetado por conta de um problema muscular na parte posterior da coxa direita. Ramon volta à lateral esquerda após cumprir suspensão. O time que disputou o coletivo antes da viagem a Santos foi escalado da seguinte forma: Felipe, Léo Moura, Welinton, Frauches e Ramon; Muralha, Luiz Antonio, Ibson e Mattheus; Adryan e Vagner Love.
quem esta fora (Foto: arte esporte)

Santos: ninguém está suspenso. Paulo Henrique Ganso (lesão na coxa esquerda), Edu Dracena (ruptura no ligamento do joelho esquerdo), Fucile (lesão no ligamento do pé esquerdo), Henrique (pubalgia), Miralles (edema na coxa direita), Paulo Henrique (ruptura do ligamento do joelho esquerdo), Alison (lesão muscular) e Rafael Galhardo (fratura no dedinho do pé esquerdo) são todos desfalques.

Flamengo: além de González e Cáceres, que servem suas seleções, e de Airton, machucado, Dorival não pode contar com o meia Renato, que se recupera de cirurgia no joelho direito. O volante Maldonado faz fisioterapia após operação no joelho esquerdo e não joga mais nesta temporada.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Santos: Bruno Peres, Durval, Edu Dracena, Felipe Anderson, Ganso, Juan, Léo e Neymar.

Flamengo: Adryan, Cáceres, Ibson, Liedson, Negueba, Renato Abreu, Thiago Medeiros, Vagner Love e Wellington Silva.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Márcio Chagas da Silva (RS) apita a partida, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Kleber Lucio Gil (SC). Márcio Chagas arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 298 faltas (média de 37,2 por jogo), aplicou 41 amarelos (média de 5,1 por jogo), dois vermelhos (média de 0,25 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,25 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,5 faltas e 0,22 pênalti. O ártbitro apitou um jogo dos paulistas na Série A deste ano: Santos 0 x 0 Sport, pela segunda rodada.

header fique de olho 2
Santos:
de volta da Seleção depois dos amistosos contra África do Sul e China, Neymar é a maior esperança de gols do time. Artilheiro da equipe na temporada, com 33 gols em 36 partidas, o jogador é a principal atração do duelo. O craque desfalcou o time nas derrotas para Sport (2 a 1), Fluminense (3 a 1) e no empate sem gols no clássico do último domingo, contra o São Paulo.

Flamengo: desde que chegou ao clube, Dorival promove um entra-e-sai de Adryan. O meia-atacante, de 18 anos, foi titular contra o São Paulo, entrou no segundo tempo contra o Figueirense e ficou fora nos dois jogos seguintes (Náutico e Palmeiras). Depois, ficou no banco em três jogos seguidos, entrando em todos (Vasco, Botafogo e Sport). Em seguida, mais duas partidas sem ser relacionado (Inter e Ponte Preta). Contra o Coritiba, entrou no segundo tempo. Ou seja, toda vez que ficou no banco, entrou. Ele ganha nova chance como titular nesta quarta.

header o que eles disseram

Bruno Peres, lateral-direito do Santos: “Quando se trata de Santos e Flamengo, é sempre grande jogo. Independentemente da nossa situação, esperamos fazer uma grande partida. Temos que impor nosso ritmo. Com a volta de Neymar e Arouca, a equipe cresce muito, fica mais forte. Vamos fazer o possível para sair com os três pontos.”

Ramon, lateral-esquerdo do Flamengo: “Flamengo e Santos é um clássico do futebol brasileiro. Não é mais difícil ou mais fácil. Penso que esses são jogos bons de jogar. Se você vencer, ganha confiança para poder brigar lá em cima de novo. Nunca vai deixar de ser um clássico bonito de se ver.”

header números e curiosidades

* O Santos não derrota o Flamengo desde o primeiro turno do Brasileiro de 2007, quando venceu por 3 a 0 na Vila Belmiro, gols de Pedrinho, Marcos Aurélio e Kléber. Nas últimas dez partidas, todas no Brasileirão, o Fla venceu seis vezes e houve quatro empates.

* O Santos atua pela 21ª vez na Vila Belmiro este ano. Em 2012, o Peixe tem bom aproveitamento na Vila com 13 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas (1 a 0 para o Corinthians na Libertadores, e 3 a 1 diante do Bahia no Brasileiro). Ao todo, foram 46 gols marcados e 15 sofridos.

* Flamengo e Santos já disputaram uma final de Campeonato Brasileiro. Foi em 1983, quando o Fla conquistou seu terceiro título nacional. Na primeira partida disputada no Morumbi, no dia 22 de maio, diante de 114.481 pagantes, o Santos venceu por 2 a 1, com gols de Pita e Serginho, e Baltazar para o Fla. No jogo de volta, no dia 29 de maio, no Maracanã, o Fla venceu por 3 a 0, com gols de Zico, Leandro e Adílio. A partida registrou o maior público da história do Campeonato Brasileiro: 155.253 pessoas.

* Flamengo e Santos fazem parte de um seleto grupo das 5 equipes que nunca foram
rebaixadas na história do Campeonato Brasileiro. Além de Fla e Peixe, Cruzeiro,
Internacional e São Paulo podem se orgulhar dessa marca.

header último confronto v2

Com um time totalmente reserva, o Santos foi ao Engenhão no dia 17 de junho, pelo primeiro turno do Brasileirão, e perdeu por 1 a 0 para o Flamengo, com gol do argentino Bottinelli, de pênalti, aos 42 minutos do segundo tempo. Ibson, ex-jogador do Peixe, sofreu a penalidade de Gerson Magrão que definiu a partida.

Globoesporte.com

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS









ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627