Pessoas tímidas compram presentes melhores, mostra estudo

Publicado em domingo, abril 15, 2018 ·

É bastante provável que, em algum aniversário, você tenha recebido um presente de que não gostou. Ou protagonizou o contrário: aquela recordação que deu a uma pessoa querida não fez tanto sucesso quanto o imaginado. A valiosa habilidade de acertar o mimo não se trata de sorte. Pode ter uma explicação psicológica, segundo a cientista norte-americana Meredith David. E mais: os tímidos parecem ser os que mais acertam na empreitada.

“Você pensaria que pessoas seguras, com muitos amigos e relacionamentos, teriam uma ideia melhor do que alguém gostaria de presente, mas esse não é o caso”, ressaltou a autora do estudo, divulgado na revista especializada Psychology & Marketing.  O que explica a intrigante constatação é um fenômeno chamado projeção social, em que, ao fazer escolhas para outra pessoa, o comprador toma como base as próprias preferências.

O comportamento é comum entre os autoconfiantes. Já os tímidos e ansiosos são menos propensos a supor que os outros podem compartilhar suas preferências. Por isso, ao escolher presentes ou outros dilemas corriqueiros, como para onde viajar ou a melhor maneira de dizer algo, são menos propensos a considerar o próprio gosto ou a própria vontade. “Essa pesquisa mostra que os indivíduos que estão ansiosos em situações interpessoais e têm menos relacionamentos próximos são melhores em prever o que uma pessoa pode gostar”, resume a pesquisadora da Universidade de Baylor.

Personalidade

Meredith David chegou às conclusões ao analisar resultados de estudos comportamentais. Em cinco experimentos, todos com temática parecida, os participantes foram expostos a uma série de objetos e orientados a falar sobre as peças, justificando por que poderiam ser úteis para alguém. Os voluntários também responderam a questionários voltados a análise de pontos específicos da personalidade, como autoestima, confiança e insegurança.

 

PB Agora

Acompanhe mais notícias do FN nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram

Entre em contato com a redação do FN:  WhatsApp (83) 99907-8550. 

E-mail: jornalismo@focandoanoticia.com.br

 

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS












INFORMA BREJO


INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627