Pesquisa FGV do Ministério do Turismo aponta São João de CG entre os quatro maiores eventos do país

Publicado em sábado, julho 2, 2011 ·


Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo e executada pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e pelo Instituto Marca Brasil apontou o São João de Campina Grande como um dos quatro maiores eventos turísticos do país. O resultado parcial da pesquisa foi divulgado na sexta-feira (01) e aponta o Maior São João do Mundo como a maior festa junina do Brasil.
Segundo o resultado publicado pala FGV, o São João de Campina Grande aparece ao lado do Carnaval do Rio de Janeiro, do Carnaval de Salvador e do Carnaval de Recife e Olinda como a maior festa popular do país. Dentre as festas juninas, o Maior São João do Mundo aparece como o principal evento, dentro dos critérios adotados para a realização da pesquisa.
A comprovação foi feita através de um estudo do Índice de Competitividade do Turismo Brasileiro. De acordo com a gestora do instituto, Tânia Brizola, a festa de Campina Grande foi selecionada entre vários outros eventos consagrados no país. Os critérios principais da seleção foram as condições, a grandiosidade e a popularidade do evento.

Capacitação – Os municípios indicados pela pesquisa irão receber capacitação profissional de mão obra para atender a demanda do turismo, inclusive internacional. Segundo Tânia Brizola, o estudo do Índice de Competitividade do Turismo Brasileiro foi encomendado pelo Ministério do Turismo há mais de um ano e já está na fase final.
O resultado apontou Campina Grande dentre um universo de mais de 50 cidades brasileiras que sediam os eventos de maior repercussão e aceitação popular no país. O estudo analisou os eventos em 13 dimensões e 62 variáveis, como infra-estrutura, atrativos para os turistas, segurança, saúde, lazer, dentre outros critérios.
O objetivo do estudo foi promover e fomentar a gestão e organização do evento para ser referencial para os outros eventos similares do país. Os técnicos da FGV estiveram em Campina Grande nos dias 12 e 13 de junho, acompanhando toda a estrutura do ‘Maior São João do Mundo’ e levaram os levantamentos para o Ministério do Turismo, para ser acrescido às informações coletadas durante o processo seletivo.
Mais recursos – Após a finalização do estudo, os quatro eventos serão classificados em ordem crescente. Entre outras vantagens, os eventos selecionados irão receber recursos federais para investimentos na qualidade e capacitação. O resultado final do estudo será apresentado nos próximos meses.
O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, após tomar conhecimento do resultado, comemorou a constatação. “O estudo mostra, cientificamente, o que todos nós já sabíamos: que em Campina Grande fazemos o melhor, maior e mais bem organizado São João do país”, afirmou.
Segundo Veneziano, o resultado obtido é fruto de um processo de profissionalização do evento, colocado em prática a partir de 2005. “Nós tínhamos um grande São João, mas que ocorria de forma improvisada. A partir de 2005, quando assumimos o governo, iniciamos o processo de profissionalização, nacionalização e, agora, internacionalização do evento. Para todos nós, campinenses, esta constatação do Ministério do Turismo, da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Marca Brasil é extremamente gratificante”.

Codecom / PMCG para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627