PESQUISA: Esporte na infância reduz problemas de comportamento, diz pesquisa

Publicado em quinta-feira, julho 14, 2011 ·

esporte na infanciaLOC/REPÓRTER: Atividades esportivas podem diminuir a agressividade em crianças. Esta afirmação está em uma pesquisa desenvolvida em Israel, que avaliou 649 meninos e meninas entre nove e doze anos de idade. Durante 24 semanas de avaliação, um grupo de crianças ficou sem desenvolver nenhuma atividade física enquanto outra parte do grupo participou das atividades. Ao final da avaliação, foi constatado que as crianças envolvidas com o esporte começaram a mostrar uma melhoria significativa de comportamento. Para a pediatra do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Adriana Proença, o resultado da pesquisa tem fundamento:

TEC/SONORA: pediatra do Hospital Federal da Lagoa (RJ) –  Adriana Proença

“Normalmente qualquer atividade esportiva a gente aprende a lidar com regras, com limites. Ela tem a sociabilidade, que é a reação do conjunto, ela vai em busca do sucesso, ela se empenha mais, e ela aprende a lidar com vitórias e perdas. Isso é importantíssimo para a auto estima da criança. Essa auto estima, essa auto confiança, isso faz uma diferença lá na frente, importantíssima.”

LOC/REPÓRTER: A pesquisa revelou também que, além da melhora de comportamento,  as crianças que praticaram esportes revelaram uma maior capacidade de resolver problemas, conforme explica a pediatra do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Adriana Proença:

TEC/SONORA: pediatra do Hospital Federal da Lagoa (RJ) –  Adriana Proença

“Aumenta a coordenação motora  dessa criança, e faz com que ela melhore a sua capacidade de raciocínio, a criança fica muito mais focada.”

LOC/REPÓRTER: A pediatra do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, Adriana Proença explicou também que o esporte na infância evita várias doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e outras complicações cardiorespiratórias no futuro.

Reportagem, Débora Rocha

Fonte: MS

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627