Pesquisa aponta que ganho de peso após abandono de cigarro é pequeno

Publicado em terça-feira, Fevereiro 21, 2012 ·

Pesquisadores ressaltam que benefícios compensam fim do vício

Idade e IMC influenciam no ganho de peso (Reprodução/Internet)

Um estudo realizado pela da Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos, desmitificou o pensamento que parar de fumar engorda. Os pesquisadores descobriram que o ganho de peso, após o abandono do cigarro, caso aconteça, é pequeno e depende de outros fatores, como índice de massa corpórea e idade. A pesquisa, publicada na revista Health Service Research, avaliou 349 mil fumantes e ex-fumantes a partir de dados da Vigilância de Fatores de Risco e Comportamentais de 2004, 2005, 2009 e 2010. Os voluntários responderam a um questionário sobre comportamento, saúde, tabagismo e índice de massa corpórea (IMC).

O estudo aponta que o abandono do cigarro causa um pequeno aumento de IMC. Após um mês sem fumar, os indivíduos jovens de ambos os sexos, apresentaram aumento de 2,3% no índice de massa corpórea. Esta porcentagem subiu para 5,2% após seis meses sem o cigarro.

No entanto, entre homens e mulheres mais velhos, o ganho de peso foi mais alto. As mulheres com mais idade foram a que apresentaram maior aumento de IMC: 8%, cerca de seis quilos, dez anos depois de pararem de fumar. Segundo pesquisadores, os resultados são incentivos para que fumantes, principalmente os jovens, abandonem o vício e ressaltam que os benefícios compensam qualquer ganho de peso.

Opinião e Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627