Pequenos negócios geram empregos pelo segundo mês seguido

Publicado em terça-feira, novembro 8, 2016 ·

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego indicam que as micro e pequenas empresas paraibanas voltaram a contratar

 desempregoAs micro e pequenas empresas paraibanas voltaram a ter saldo positivo de empregos pelo segundo mês consecutivo. Elas geraram 905 novas vagas de trabalho, enquanto que as médias e grandes empresas demitiram 338 trabalhadores, no último mês de setembro deste ano, na Paraíba. No país, os dados também são positivos para a criação de empregos nos pequenos negócios. Os números fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Em agosto, as micro e pequenas empresas paraibanas também tiveram um saldo positivo, com 755 novos empregos. Nestes dois meses, foram mais de 1,6 mil empregos criados por estas empresas. Os sete primeiros meses do ano (janeiro a julho), no entanto, o saldo de empregos nos pequenos negócios vinha sendo negativo, aqui no Estado. Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, estes resultados nos últimos meses apresentados pelo Ministério do Trabalho são mais uma prova de que a recuperação do mercado de trabalho passa pelas micro e pequenas empresas.

“Há uma perspectiva positiva, de melhoria da economia, a partir das micro e pequenas empresas. Com o aumento do nível de confiança dos empresários, há uma tendência de reaquecimento nas vendas nos próximos meses”, destacou Walter Aguiar. Ele lembrou que o Índice de Confiança de Pequenos Negócios (ICPN), apresentado em junho, mostrou que a expectativa de aumento do faturamento e da estabilidade do pessoal ocupado, na Paraíba, foi superior que a média nacional.

“Os pequenos negócios têm grande importância para o desenvolvimento da economia do nosso Estado”, disse. Eles são responsáveis por 56% dos empregos formais da Paraíba e por gerar quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Os pequenos negócios representam 99% do universo empresarial da Paraíba e somam mais de 130 mil empreendimentos.

“Apesar de ainda estarmos passando por um momento de dificuldade econômica, muitos empresários continuam inovando e crescendo. O Sebrae fomenta esse crescimento, oferecendo cursos, consultorias, palestras, eventos e orientações em todo o Estado”, disse o superintendente.

Ainda de acordo com os dados do Caged de setembro de 2016, dos 27 estados da federação, 16 apresentaram saldo positivo na geração de empregos nas micro e pequenas empresas. Nesse ranking do saldo de empregos gerados pelas MPEs, a Paraíba ficou em oitavo lugar.


SEBRAE PARAÍBA

Acompanhe mais notícias do FN nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram

Entre em contato com a redação do FN:  WhatsApp (83) 99907-8550. 

E-mail: jornalismo@focandoanoticia.com.br

 

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS









ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627