Peixe de 250kg aparece e intriga pescadores em Bertioga, SP

Publicado em quinta-feira, outubro 10, 2013 ·

peixe-luaUm enorme e diferente peixe apareceu na rede de um pescador, na noite da quarta-feira (9), na praia de Boracéia, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Os pescadores do local ficaram intrigados com o tamanho da espécie e disseram que tem cerca de 250 quilos. Já um especialista em oceanografia biológica disse trata-se de um ‘peixe-lua’.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

O pescador Manoel Raimundo Valentim, 58 anos, conta que deixou uma rede no mar na quarta-feira e voltou para buscar a pesca apenas a noite. Ele notou ter pegado um peixe bem grande já que não conseguia puxar a rede sozinho. Já na manhã desta quinta-feira (10), Raimundo voltou ao local com outras pessoas. Para retirar a rede do mar com o grande peixe foi necessário deslocar cinco homens. Eles colocaram o peixe de quase dois metros no barco do pescador.

Animal encontrado possui muitas toxinas, tornando seu consumo inapropriado (Foto: Luiz Paulo Valentim/ Arquivo pessoal)Animal não é próprio para o consumo
(Foto: Luiz Paulo Valentim/ Arquivo pessoal)

Raimundo disse que sempre trabalhou com pesca e nunca tinha visto algo parecido. “Nunca vi peixe assim, não sei nem o que fazer com ele. Por isso, a gente está pedindo ajuda, para ter informação sobre o que fazer com ele”, falou o pescador.

Michel Donato Gianeti, que atua na área de oceanografia biológica da Universidade de São Paulo (USP), recebeu as fotos do animal e disse se tratar de um peixe conhecido como ‘peixe-lua’, que tem o nome científico de Mola mola, da família Molidae. “É um peixe relativamente comum em águas oceânicas brasileiras apesar de não abundante. Não tem valor comercial, ou seja, sua carne não é apreciada para consumo, felizmente, pensando na preservação da espécie”, analisou o especialista.

Segundo Gianeti, o consumo desse tipo de peixe é inapropriado e ele não tem um valor comercial. Por isso, é interessante ter esse animal para realização de estudos mais profundados sobre a espécie. “O exemplar das fotos é um belo espécime. Pena que foi capturado. A Universidade teria o interesse em manter preservado esse peixe, se o pescador for descartar”, disse ele.

Espécie pode chegar a quatro metros e pesar mais de duas toneladas (Foto: Luiz Paulo Valentim/ Arquivo pessoal)Espécie apareceu em Bertioga, SP (Foto: Luiz Paulo Valentim/ Arquivo pessoal)

G1

 

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627