PB tem 1,1 mil postos de vacinação contra polio abertos neste sábado

Publicado em sábado, junho 18, 2011 ·


vacina contra polioO dia ‘D’ da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite é neste sábado (18) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está disponibilizando a abertura de 1.113 postos de saúde entre fixos (1.003) e volantes (110). Em João Pessoa, o número chega a 200 e vai contar com 60 veículos e mil profissionais de saúde envolvidos das 8h às 17h.

Para este dia é esperado vacinar 50 mil crianças de até cinco anos de idade na capital. A abertura oficial acontece às 8h no Mercado Público de Mangabeira.

Segundo a coordenadora de imunização da SES, Missânia Moreira, a quantidade de postos de saúde abertos no Estado neste dia é maior porque se trata de um evento que pretende atingir um número maior de crianças imunizadas. “Estaremos orientando a população sobre os problemas causados pelo vírus que provoca a poliomielite. Durante a semana apenas os postos fixos ficam abertos”, revelou.

Os pais e responsáveis podem vacinar os filhos nos postos volantes na capital através dos Distritos. O Distrito I funciona no Bompreço Castro Pinto. Já o II, no Supermercado Atacadão. O III é possível encontrar nos shoppings Sul, Carrefour Bancários e Praça da Paz.

Na região central da capital, os pontos de saúde devem ser colocados no Terminal Rodoviário, supermercados Extra e Hiper Lagoa, Sebrae e Shopping Tambiá onde a responsabilidade é do Distrito IV. Nas praias, o Distrito V vai colocar no Mag e Manaíra shoppings, supermercados Pão de Açúcar de Miramar e Retão, Carrefour e Hiper Bompreço da BR-230.

De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Chiara Dantas, 52 mil doses da vacina contra a poliomielite estão reservadas para imunizar as crianças de até cinco anos de idade na capital. “Esperamos vacinar 50 mil crianças contra a pólio. Além disso, também estamos colocando outras doses para a atualização do cartão de vacinas”, disse.

Campina Grande deve imunizar 29 mil crianças

Em Campina Grande, o Dia D de imunização contra a poliomielite vai acontecer em 100 postos de vacinação espalhados em todo o município. Além das 82 unidades de vacina instaladas dos postos de centros de saúde, os pais também poderão levar as crianças para receber a dose nos postos volantes instalados na Praça da Bandeira, em supermercados da cidade e nas sedes das associações de moradores dos bairros do Quarenta, Jardim Quarenta e Liberdade. A meta este ano é vacinar 29.642 crianças com até cinco anos.

Todos os pontos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h com 550 profissionais. A campanha nacional começou na última segunda-feira e durante a semana a procura tem sido satisfatória.

“A procura está boa, a gente tem percebido que as crianças têm comparecido e os pais estão entendendo a importância da vacinação. Não podemos descuidar, pois apesar de não termos mais casos de poliomielite, o vírus continua circulando em outros países e precisamos manter a doença erradicada no Brasil”, avalia Tânia Jerônimo, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

O levantamento parcial de crianças imunizadas ainda não foi divulgado, já que a secretaria informou que só vai divulgar o balanço total da campanha na próxima segunda-feira.

No ano passado, a campanha conseguiu atingir 95,12% da meta e a expectativa da Secretaria de Saúde é superar o índice anterior. “Os pais devem levar o cartão de vacina da criança, porque nas unidades de saúde nós estamos regularizando a situação de quem está com vacinas pendentes”, informou Tânia Jerônimo.

Do Jornal da Paraíba

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627