Passar a mão no cabelo aumenta a oleosidade? Veja 10 mitos e verdades

Publicado em quinta-feira, junho 30, 2011 ·

cabelosSomente quem sofre com o problema tem ideia do que é ter cabelos oleosos. Muitas vezes não passam nem 24 horas e, pronto, os fios já estão com aquele aspecto ensebado. Se este é o seu caso, um grupo de quatro especialistas – Dr. Luciano Barsanti, diretor médico do Instituto do Cabelo e membro titular do American Hair Loss Council nos Estados Unidos; André de Leone, hairstylist do Studio Prime Hair e Beauty; Cícero Lima, terapeuta capilar do salão Éclat, no Rio de Janeiro; e Ana Paula Gomes, terapeuta do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro – se juntou para esclarecer 10 dúvidas que circundam este tipo de madeixas e dão dicas de cuidados.

Só cabelos lisos são oleosos: mentira
Tudo bem que geralmente são os finos, lisos e com pouco volume que tendem a ser oleosos, mas isso não significa que os fios grossos e cacheados estejam livres do problema. A diferença é que as ondas e o frizz impedem que o sebo seja espalhado pelo comprimento dos fios, então ele se concentra na raiz.

Lavar os cabelos todos os dias piora o problema: mentira
Muito pelo contrário. Apenas a higiene pode diminuir a oleosidade natural das madeixas, acabar com o aspecto ensebado e diminuir a produção desse óleo.

Xampu adstringente ajuda a diminuir a oleosidade: verdade

Por conter uma maior quantidade de lauril, o agente que trabalha para limpar os resíduos, este tipo de xampu ajuda a diminuir a oleosidade dos fios.

Passar a mão nos cabelos aumenta a oleosidade: verdade
A sujeira da mão passa para o cabelo, aumentando sua oleosidade. Os fios ficam mais sujos e, consequentemente, com um aspecto mais gorduroso. Se você não resiste, o ideal é mantê-los presos.

Quem tem cabelo oleoso não pode usar leave-in: mentira
A oleosidade só aumenta se o produto for passado na raiz dos cabelos. Aplique o leave-in no comprimento e nas pontas para aumentar o brilho e proteger os fios contra o excesso de poluição e os raios ultravioletas.

Passar talco ajuda a disfarçar o problema: verdade
O talco disfarça o efeito oleoso nos cabelos. Mas não deve ser usado sem preocupações, pois o couro cabeludo pode apresentar alguma rejeição ao produto, havendo coceira, por exemplo.

Cabelos oleosos crescem mais rápido: mentira
A oleosidade não interfere no crescimento dos fios.

As caspas são características exclusivas dos cabelos oleosos: mentira
O couro cabeludo pode ocasionar a caspa independentemente de ser oleoso. Porém, o excesso de sebo pode favorecer o aparecimento do problema, principalmente se houver resíduos de xampu e condicionador. Ações como secar os fios e evitar dormir com eles molhados contribui para diminuir a caspa.

Lenços e bonés aumentam a oleosidade: verdade
Ao ser abafado, o couro cabeludo vê sua produção natural de óleo aumentar. Por isso, quem já apresenta o problema deve evitar o uso desses acessórios.

Cabelos oleosos não precisam de hidratação: mentira
Os cabelos oleosos também precisam de hidratação, principalmente para evitar o enfraquecimento dos fios. O ideal é usar produtos específicos e aplicar somente do meio até as pontas.

Da Latta Serviços Editoriais
Especial para o Terra

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627