Parque do Povo está pronto para início do Maior São João do Mundo amanhã

Publicado em quinta-feira, junho 2, 2011 ·

sj-ppO Parque do Povo está pronto para iniciar a partir da noite desta sexta-feira, 03, a edição 2011 do Maior São João do Mundo, que acontecerá em Campina Grande até o dia 03 de julho. São trinta e um dias de festa e mais de 1.000 horas de forró para um público de cerca de 02 milhões de pessoas, com destaque para o grande número de turistas.

Na sexta-feira, 03, por volta das 23h, no Parque do Povo, o cantor Jairo Madruga anunciará ao som da tradicional ‘Olha pro Céu’ o espetáculo de 1,5 tonelada de fogos de artifício que iluminarão o céu de Campina durante 15 minutos. Ainda haverá um pronunciamento do prefeito Veneziano Vital do Rêgo.

O show pirotécnico acontecerá em três balsas distribuídas pelo Açude Velho, e contará com a presença do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança com o manuseio do material.

Segundo destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Lira, o Maior São João do Mundo traz grandes inovações este ano: Palco duplo, homenagem a Genival Lacerda e ao cordelista Manoel Monteiro, destaque para os grupos de dança folclórica e os trios de forró, retorno à Rua da Imprensa e a decoração externa da Pirâmide Jackson do Pandeiro.

Shows com grandes artistas locais, regionais e nacionais, apresentações de quadrilhas juninas, forró pé-de-serra, grupos folclóricos, Casamento Coletivo, Círio de São João, Expresso Forrozeiro, Projeto Cantoria de Viola no São João (apresentações de repentistas), Recanto dos Santos Juninos, Cordel, shows pirotécnicos, culinária regional, e muitos outros grandes atrativos garantem a animação, cultura e tradição e fazem da festa junina de Campina a Maior do Mundo.

Novidades
O São João de Campina acrescenta valores culturais à festa homenageando o cantor Genival Lacerda e o poeta cordelista Manoel Monteiro, além de dar mais destaque para os grupos de danças folclóricas. Os trios de forró estarão mais evidenciados este ano, com dias da programação dedicados a apresentações deles: 06, 07, 13 e 14 de junho.

A boa nova da festa é a instalação do Palco Duplo no Arraial Hilton Mota, o que dará mais dinamismo às apresentações artísticas. Além dos shows de artistas locais, regionais e nacionais, nos palcos se apresentarão grupos folclóricos e quadrilhas juninas.

Dentro do rol de mudanças, está o retorno dos profissionais da comunicação para a Vila da Imprensa no espaço anterior e a decoração externa da Pirâmide, feita com bandeirolas.

Reverências culturais
Agora em 2011, Genival completa 80 anos de vida e 60 de carreira. De forma justa, a organização do evento decidiu intensificar as homenagens ao artista que sempre exalta o nome da sua cidade natal para onde vai.

A reverência ao Senador do Rojão se dará da seguinte forma: será instituído o Troféu Genival Lacerda para a campeã do concurso de quadrilhas juninas que acontecerá na Pirâmide do Parque do Povo.

Outro grande homenageado é o poeta cordelista radicado em Campina Grande, Manoel Monteiro. Onde, até então, estava situada a Vila da Imprensa, será instalado o Recanto da Poesia – Espaço Manoel Monteiro.

A festa em detalhes
Estrutura: No Parque do Povo, área onde a festa concentra-se, o forró é encontrado no Palco Principal, nas três Ilhas de Forró (Ilhas Seu Vavá, Zé Bezerra e Zé Lagoa) e na Pirâmide Jackson do Pandeiro.

Além desses espaços, a estrutura do Parque é composta, nos seu 42,5 mil m² de área, por 150 barracas, 98 quiosques, 80 camarotes, grande bateria de banheiros, palco duplo, mais de 50 câmeras de monitoramento eletrônico, entre outros requisitos.

Descentralização: Os festejos juninos de Campina Grande também estendem-se para os Distritos de Galante e São José da Mata, para a Vila do Artesão e para a Feira da Prata.

No Distrito de Galante as opções para arrastar o pé são: o Mercado Central, 02 palhoças de forró e 01 palco. Já em São José da Mata temos 01 palco e 01 palhoça.

Atrações: grandes nomes da música nordestina apresentam-se no palco do Maior São João do Mundo. Flávio José (03/06), Alcymar Monteiro (04/06), Amazan (04/06), Santanna (12/06), Dominguinhos (18/06), Waldonys (19/06), Elba Ramalho (23/06), Antônio Barros e Cecéu (26/06), Zé Ramalho (30/06), Os 3 do Nordeste (30/06) e Genival Lacerda (02/07) estão entre as estrelas da festa.

Tecnologia: tradição e tecnologia se combinam para que tudo aconteça com sucesso. Além de muito forró e do melhor da cultura nordestina, quem estiver no Parque do Povo poderá acessar gratuitamente a internet sem fio (WI-FI). Para garantir a tranqüilidade dos forrozeiros, o Parque será monitorado por câmeras de segurança eletrônica, distribuídas em pontos estratégicos, numa parceria com as Polícias Militar e Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros.

Cenografia: réplicas que retratam a história de Campina Grande são montadas no Parque do Povo, com uma fogueira gigante de 18 metros de altura, a réplica da Catedral Nossa Senhora da Conceição e o vilarejo que leva o nome originário da cidade, a Vila Nova da Rainha. Nesta Vila, são comercializados produtos artesanais.

Quadrilhas juninas: a Pirâmide Jackson do Pandeiro será palco para as quadrilhas juninas apresentarem, todas as noites, seus shows de beleza, cultura e animação. Um concurso premiará a quadrilha que melhor apresentar a dança mais tradicional do São João.

Trios de forró: o legítimo forró pé-de-serra ganha destaque ao som de mais de 150 trios de forró que comandarão o arrasta-pé nas três Ilhas de Forró distribuídas no Parque do Povo, além da Pirâmide Jackson do Pandeiro e nas demais localidades onde a festa acontece.

Show Pirotécnico: Toneladas de fogos de artifício são estouradas nos principais dias da festa: na abertura, na noite do dia 23 de junho (véspera de São João) e no encerramento do evento. O Show pirotécnico é acontece com 02 toneladas de fogos de artifício em quinze minutos de duração.

Casamento Coletivo: no dia 12 de junho- dia dos namorados e véspera do Santo Casamenteiro- 100 casais dirão ‘sim’ durante um casamento coletivo que será realizado na Pirâmide do Parque do Povo.

Recanto da Poesia – Espaço Manoel Monteiro: o Recanto será destinado para apresentações culturais, com destaque para o Projeto ‘Cantoria de Viola no São João’, a Exposição dos Cordéis de Manoel Monteiro e o Recanto dos Santos Juninos.

Recanto dos Santos Juninos: lugar no Parque do Povo onde a Diocese de Campina Grande expõe a história dos santos que são celebrados no mês de junho – São João, São Pedro e Santo Antônio.

Cantoria de Viola no São João:
espaço no Parque do Povo destinado para apresentação de consagrados repentistas, onde eles expressam com poesias, rimas e repentes uma das mais puras e criativas manifestações culturais do Nordeste.

Expresso Forrozeiro: partindo da Estação Ferroviária rumo ao Distrito de Galante, o Expresso Forrozeiro embarca, em cada vagão, com um trio de forró para animar os forrozeiros ao som da sanfona, do triângulo e da zambumba. O Trem faz o percurso de 01:30h de ida e 01:30h de vinda, com viagens previstas para os dias 11, 12, 18, 19, 23, 24, e 25.

Círio de São João:
o Círio de São João, que acontece no dia 24 de junho, é uma cavalgada com cavaleiros que representam o cordão azul e o vermelho em direção. Na programação do Círio também tem missa em homenagem a São João, procissão e hasteamento do estandarte do Santo.

Codecom

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627