Paraíba terá segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

Publicado em segunda-feira, outubro 31, 2011 ·

Alagoinha - 4-5-2011 006Começa nesta segunda-feira (31) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Paraíba. O governo do estado estima vacinar 1,2 milhão de cabeças de bovinos e 1,6 mil cabeças de bubalinos. O lançamento oficial da campanha ocorrerá às 10h, na cidade de Sousa, que está localizada no sertão paraibano. A campanha seguirá até o dia 30 de novembro.

A primeira etapa da campanha, realizada em maio, atingiu o recorde de vendas de vacinas. Desta vez, a secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) pretende vacinar 100% do rebanho, para evitar a ameaça de disseminação da doença no estado.

O objetivo é fazer com que o rebanho paraibano atenda às condições exigidas pelo Sistema de Defesa Agropecuária e a Paraíba possa pleitear ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a mudança de status para zona livre de aftosa já no próximo ano. A Paraíba é considerada área de risco médio de febre aftosa, de acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

Cadastro
O secretário Marenilson Batista alerta os produtores para a obrigatoriedade da vacinação e de sua comprovação, além da atualização do cadastro nos escritórios da Defesa Agropecuária. A ausência de comprovação e de atualização do rebanho impede a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o transporte de animais.

Ele lembrou que os proprietários que não vacinarem seus animais estarão sujeitos a multa de R$ 161,55 por cabeça. E, por não declarar, a multa sobe para R$ 323,10, por animal. Após o período de vacinação e de comprovação das vacinas, fiscais da secretaria visitarão propriedades que não cumprirem o prazo, vacinando compulsoriamente os animais e aplicando as multas.

G1 PB

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627