Paraíba amplia acesso ao SUS de pacientes com diabetes e Hipertensão; índice é de 694%

Publicado em domingo, Janeiro 1, 2012 ·

susA Paraíba conseguiu ampliar em 694% o acesso de pacientes ao tratamento de diabetes e hipertensão no Sistema Único de Saúde, o SUS, por meio da ação “Saúde Não Tem Preço”, lançada em fevereiro desse ano pelo Governo Federal.

Em janeiro desse ano, 5.669 pacientes foram atendidos pelo programa, enquanto que no mês de outubro esse número foi quase oito vezes maior, saltando para 44.991. Nesse período foram beneficiadas 84.669 pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

São 11 medicamentos gratuitos que podem ser adquiridos pelos pacientes de hipertensão e diabetes nas sedes do Programa de Saúde da Família (PSF). Em João Pessoa, os remédios também podem ser encontrados no Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) de Cruz das Armas e no Centro de Atendimento Médico Especializado (Came) em Jaguaribe.

Para receber a medicação basta apresentar o CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo Programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.

Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes são identificados pelo princípio ativo, que é a substância que compõe o medicamento. Os itens disponíveis são informados pelas unidades do programa onde os usuários podem ser orientados pelo profissional farmacêutico. É ele que deverá informar ao usuário o princípio ativo que identifica o nome comercial do medicamento (de marca, genérico ou similar) prescrito pelo médico.

Sobre as doenças – O Estudo de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apontou que em 2010 a hipertensão arterial atingiu 23,3% da população adulta brasileira (maiores de 18 anos), considerando o diagnóstico médico referido pelo entrevistado. Já o Diabetes atinge 6,3% da população adulta, sendo maior em mulheres (7%) do que em homens (5,4%).

Paulo Cosme

Paraíba.com.br

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627