Papa decreta intervenção na Arquidiocese da Paraíba e bispo de Garanhus investiga Dom Aldo

Publicado em sexta-feira, setembro 13, 2013 ·

Foto: Paraibaonline
Foto: Paraibaonline

A Arquidiocese da Paraíba está sob intervenção canônica, noticiou em seu blog com exclusividade na manhã da quarta-feira o bem informado multimídia pessoense Luiz Torres. A medida é considerada rara no sistema canônico e teria sido adotada no final de agosto passado pela Santa Sé.

Bispo de Garanhuns, Dom Fernando investigará os atos de Aldo Pagotto.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Luiz Torres informa que teve acesso ao documento sigiloso decretando a intervenção, motivada por denúncias que não ficaram expostas no arrazoado.

Como interventor, foi designado o bispo Dom Fernando Guimarães, da Diocese de Garanhuns-PE, encarregado de apurar denúncias que chegaram à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e postadas em APALAVRA, na coluna Marcos Marinho do dia 20.08.2013.

Durante a intervenção, diz Luiz Torres, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo de Cillo Pagotto, continuará exercendo normalmente seu mister, enquanto o bispo Dom Fernando vai apurando os fatos para os quais foi instado a investigar. “Somente após o resultado da apuração é que alguma outra medida poderá ser tomada pela Santa Sé”, avisa o jornalista.

O caso corre sob sigilo, mas diversos membros da Igreja Católica já tem conhecimento.

No começo da tarde de hoje, Dom Aldo negou por meio de sua assessoria a notícia veiculada por Luiz Torres, informa do que “não teve, não tem e sequer há previsão de intervenção na Arquidiocese da Paraíba”. Para o religioso, intervenção canônica só pode ser feita por um arcebispo e que, no caso, ele afasta o arcebispo em exercício, não podendo estar ambos ao mesmo tempo em atividade.

A assessoria de Dom Aldo reforçou que a Arquidiocese tem como hábito de expor todos os fatos nos quais é citada e que não teria problemas em admitir se a intervenção tivesse sido decretada.

Em resposta, Luiz Torres assim se manifestou pelo blog: “Apesar do completo respeito à palavra de Dom Aldo, o blog é reforçado a sustentar a informação de que o bispo Dom Fernando Guimarães, bispo de Garanhuns, foi designado para apurar algumas questões referentes à Arquidiocese da Paraíba. E que estará fazendo visitas à Paraíba até que seu trabalho seja concluído, enquanto Dom Aldo continua no cargo”.

A entidade esclareceu que Dom Fernando está em João Pessoa tão somente para participar de um congresso.

 

TIÃO LUCENA

Comentários

Tags : , , , , , , , ,

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627