Padre Bosco – Feliz Natal!

Publicado em domingo, novembro 25, 2012 ·

É tempo de Natal. Para muitas pessoas, tudo não passa de uma noite, de uma ceia, de uma troca de presentes, entre os que não precisam ser presenteados. As crianças ainda não enganadas com a figura lendária de papai Noel. É tempo de vender e trazer dinheiro para o mundo do comércio. As pessoas comem e bebem demais e depois ficam arrependidas pelo estrago feito. Muitas vidas são ceifadas em nome da festa.

Para a fé cristã o Natal é a celebração de um tempo que já aconteceu e que se atualiza em nossa vida. Não se trata de uma data passageira. Depois da festa da Páscoa, o Natal é a segunda data mais importante.

Em toda a história da salvação, Deus manteve uma fiel relação com o seu povo. A comunicação entre Deus e a humanidade sempre aconteceu de muitas formas: anjos, profetas e, por fim, o próprio Deus que decide cuidar pessoalmente do seu rebanho. É no referido contexto que acontece o Natal quando o verbo se faz carne (A Palavra através da qual o mundo foi criado) se faz gente, se torna humana, assume a nossa humanidade.

A humanidade jamais receberá tamanho presente! Imaginem o próprio Deus se tronar semelhante a nós em tudo menos no pecado. A história da humanidade, para quem aceita ou não, é outra ANTES DE Jesus e DEPOIS DE Jesus. Deus no seu infinito amor pela humanidade criada à sua imagem, aceita se tornar participante de nossa natureza humana.

A preparação para o Natal está profundamente influenciada pelos Meios de Comunicação. São veículos que norteiam a vida das pessoas e até mudam a nossa cultura e o nosso jeito de ser. A Mídia vende o estereótipo que todos acabam aceitando e assimilando.

A verdadeira preparação, no entanto, passa pela vida interior de cada ser humano. Basta pensar que o Natal, isto é, o nascimento de Jesus se deu no mais profundo anonimato. Ninguém soube da noticia. O mesmo não foi acolhido na hospedaria. Quem nasce numa cocheira, conforme o relato, numa noite, realmente não tinha como despertar a curiosidade de ninguém. Só os pastores, pobres e marginalizados, que trabalhavam naquela noite alimentando o rebanho, tiveram a oportunidade, pois foram avisados pelo anjo que fossem ao encontro do menino e puderam ficar maravilhados com o que viram.

Hoje, depois de tantos anos, a cada ano, estamos celebrando a festa do Natal. Em inúmeras língua de cada nação se canta Noite Feliz. Não basta cantar, mas criar um Tempo Feliz para toda humanidade. Isso significa criar um mundo melhor para que toda pessoa humana possa ter vida digna, que é uma condição para a PAZ.

Se nós celebramos no Natal um verdadeiro encontro com Jesus e com sua Palavra, algo novo vai necessariamente surgir em nosso meio. Se todas as pessoas que frequentam as igrejas cristãs compreenderem a mensagem daquele que dizem seguir, o mundo não será o mesmo.

O grande desafio é que não tomamos a sério, em nossa pratica de vida, as consequências de uma vida realmente cristã, que encarna a vida do próprio Jesus em nossa vida.

Quando vivermos o que rezarmos, quando tomarmos como caminho o que lemos e ouvimos, quando a outra pessoa for Jesus para nós, assim, vamos aos poucos, nos aproximando cada vez mais do Jesus que admiramos e dizemos seguir.

Esse é o verdadeiro sentido do Natal.

O texto é de inteira responsabilidade do assinante

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627