Pacientes com doença renal crônica têm novos serviços

Publicado em segunda-feira, Abril 7, 2014 ·

saudeAs pessoas que sofrem com doenças renais têm algumas conquistas a comemorar. É que a Secretaria de Atenção à Saúde acaba de autorizar a inclusão de novas ações na tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes a procedimentos ligados ao cuidado da pessoa com a doença renal crônica. Medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7).

Uma das novidades se refere à medicação. Segundo a portaria, a partir de agora o SUS vai cobrir as dosagem de hemoglobina glicosilada, de sódia, de 25 hidroxi vitamina D, de hormônio tireoestimulante e de Tiroxina.

Os pacientes também terão direito a hemocultura (que pesquisa bactérias no sangue), exame de caracteres físicos com contagem global e especifica de células, gasometria, entre outros.

Com as novas medidas consideradas na tabela de procedimento do SUS, pacientes portadores do vírus HIV terão direito a pesquisa de anticorpos iGG contra antigeno central da hepatite B.

Para hemodiálise pediátrica, a criança com  problema renal terá direito a ultrassonografia do aparelho urinário e eletrocardiograma.

Nos casos de pacientes no estágio pré diálise, dosagens de cálcio, creatinina, fósforo, proteínas, potássio, ferro sérico, ureia, entre outros, também foram incluídas na tabela.

Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627