‘Operação Verão’ já notificou quase mil veículos nas praias

Publicado em domingo, Janeiro 29, 2012 ·

07-Foto-do-solista-Rucker-BezerraQuase mil veículos já foram notificados na “Operação Verão 2012” montada pelo Detran da Paraíba, com base de apoio na Praia de Camboinha, em Cabedelo, local onde o fluxo de  veículos e de turistas aumenta significativamente nesta época do ano. “Essa base será o local de onde as equipes seguirão diariamente para os pontos de fiscalização e para onde serão levados os veículos apreendidos”, esclarece a assessoria do Detran.

Embora tenha tido lançamento oficial somente agora, as ações da operação vêm sendo executadas desde o dia 14 de dezembro, com o inicio da alta estação, com o objetivo de oferecer mais segurança aos paraibanos e aos turistas no período de alta temporada.

Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, no momento em que a  frota  ultrapassa 805 mil veículo, a  chegada dos turistas exige ainda mais cuidados com o trânsito. “O Governo do Estado não poderia ficar omisso diante da necessidade de intensificar a fiscalização”, ressaltou.

As ações da operação consistem na realização de blitzen, com ou sem a ajuda de outros órgãos de trânsito e de segurança pública. A idéia é verificar a documentação de condutores e veículos e evitar o descumprimento da legislação de trânsito. Na base de apoio, foram instalados terminais de computação que permitirão a consulta online da situação dos veículos no banco de dados do Detran.

Trânsito seguro – Durante toda a ação, a equipe da Divisão de Policiamento de Trânsito terá o suporte da Divisão de Educação para o Trânsito, distribuindo material educativo e conscientizando a população da necessidade de uma mudança de comportamento para a construção de um trânsito melhor e mais seguro.

O uso do quadriciclo e o consumo do álcool antes de dirigir estão entre os principais focos das fiscalizações. O quadriciclo só pode ser utilizado em área rural ou privativa – e o Detran anunciou que não permitirá que estes veículos coloquem a vida dos banhistas em risco, circulando na areia ou mesmo nas ruas próximas às praias.

Balanço inicial – Mesmo antes de ser aberta oficialmente, a “Operação Verão” já notificou 998 veículos e apreendeu 102, sendo 23 motocicletas do tipo “cinquentinha”. Quatorze motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e nove quadriciclos foram apreendidos. A operação também apreendeu 63 carteiras de habilitação e flagrou 38 motociclistas sem capacete e 94 motoristas conduzindo veículos sem a carteira de habilitação.

A ação não será executada apenas nas praias. As fiscalizações e as ações educativas também serão executadas durante os desfiles dos blocos do Projeto Folia de Rua e no Carnaval. Além de oferecer segurança, o Governo do Estado pretende despertar, em cada cidadão, o desejo de contribuir para um trânsito mais fluido e seguro a partir da mudança de atitude.

portalcorreio

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627