OMS vai incluir o vício em games na lista de doenças a partir de 2018

Publicado em sexta-feira, dezembro 22, 2017 ·

Por muito tempo se discutiu se o vício em games seria uma doença ou não. Agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) encerrou o assunto. A partir de 2018, a entidade considera o transtorno de jogo como uma doença e irá incluir o distúrbio na lista de males.

A OMS monitorou por dez anos o comportamento de players até chegar à conclusão de que alguns deles apresentam um problema de saúde mental provocado pelo excesso.

No texto de apresentação, presente no manual do diagnóstico e que ainda está na fase de rascunho, o player será enquadrado na doença quando “o jogo tiver prevalência sobre outros interesses da vida”. Nesse caso, a pessoa continua a jogar mesmo quando sofre consequências negativas.

A confirmação do diagnóstico só acontece se esse comportamento se mantiver por um ano. A OMS estima que essa doença atinja de 0,2% a 20% dos jogadores.

Consequências para a saúde

Por enquanto, o transtorno de jogo é o único ligado à tecnologia que ganhou novo status. Os chamados vícios de smartphones ou internet permanecem sem essa classificação porque faltam provas de que seriam “distúrbios reais”, segundo a OMS. A entidade também já recebeu pedidos para incluir como doença o transtorno de binge-watching, o vício de fazer maratonas em frente à TV.

Para Vladimir Poznyak, do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS, é importante reconhecer que o transtorno traz “sérias consequências para a saúde”, como disse para a revista New Scientist. “A maioria das pessoas que jogam videogames não tem uma desordem, assim como a maioria das pessoas que bebem álcool também não tem transtorno. No entanto, em determinadas circunstâncias, o uso excessivo pode levar a efeitos adversos”, afirmou o especialista.

Daily Mail 

Acompanhe mais notícias do FN nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram

Entre em contato com a redação do FN:  WhatsApp (83) 99907-8550. 

E-mail: jornalismo@focandoanoticia.com.br

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS









INFORMA BREJO


INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627