Omissão de socorro. Samu explica e investiga

Publicado em segunda-feira, outubro 7, 2013 ·

 

artigoniceEu não esqueci. Durante o final de semana inteiro eu fiquei martelando como alguém que deveria salvar vidas deixa de prestar socorro a um ser humano e o obriga a ficar mais de uma hora esperando com o fêmur quebrado e sofrendo ao relento.

A informação de que a Central do Samu não liberou uma ambulância de Bananeiras para socorrer uma vítima de Solânea me chocou. Fiquei me perguntando: e se fosse alguém da minha família? Poderia ter sido comigo, com qualquer um.

Pois bem! Fui atrás de uma explicação que fosse, no mínimo, plausível, que me deixasse continuar acreditando que aquela determinação de sexta-feira passada, dia 4 de outubro, foi um equívoco de um ser mal humorado que colocou uma vida em risco e que aquilo não se aplica a grande maioria dos que fazem o Samu.

Eis a explicação:

1. De acordo com a assessoria de imprensa da Central do Samu, que funciona em João Pessoa, não existe nenhuma determinação para impedir que ambulâncias de um município deixem de socorrer vítimas de outro. A orientação é que a equipe do serviço móvel vá onde houver alguém precisando de ajuda, seja onde for, explicou a assessoria.

2. A equipe médica que atendeu a primeira vítima do acidente e a socorreu para Campina Grande tinha a obrigação de ter ligado para a Central explicando que outra pessoa necessitava de socorro imediato e, portanto, de outra ambulância.

3. As pessoas presentes no acidente, que ligaram para o Samu pedindo o socorro e tiveram uma resposta negativa, inclusive a família, devem ligar para a ouvidoria da Central do serviço, no número 160, e oficializar a denúncia. Somente dessa forma a coordenação Geral do Samu Regional de João Pessoa poderá investigar o caso.

Portanto, mãos a obra todos que estiveram ali e que se indignaram com o absurdo ocorrido na nossa cidade de Solânea na última sexta-feira. Vamos ligar e denunciar porque um fato como esse não pode e nem deve ficar impune.

 

 Entenda o caso

 

O texto é de inteira responsabilidade do assinante

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627